DESASTRE NATURAL

Caritas do Paquistão pede ajuda para enfrentar enchentes

As fortes chuvas no Paquistão, segundo estimativas, já deixaram 400 pessoas mortas e outras 392 feridas, além das perdas materiais

Da redação, com Vatican News

O cardeal Joseph Coutts, arcebispo de Karachi, pede ajuda ao povo paquiestanês / Foto: Reprodução Youtube

A Caritas Paquistão apelou à Caritas Internacional para auxiliar com relação às fortes inundações causadas pelas intensas chuvas de monções este ano.

“Estamos fazendo tudo o que podemos com os recursos à nossa disposição, mas precisamos de ajuda. Precisamos de muita ajuda”, escreveu o cardeal Joseph Coutts, arcebispo de Karachi, à Caritas Internationalis, a confederação de instituições de caridade católicas que atua no mundo todo.

De acordo com o relatório da Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres em 23 de setembro, o número de mortos subiu para 400 com 392 feridos, além de imensos prejuízos materiais. Sindh, província da qual Karachi é a capital, está entre as áreas mais afetadas do país.

“Não temos memória de chuvas fortes como as que caíram em Karachi nos últimos dois meses”, escreveu o cardeal à Caritas Internacional. Karachi, que abriga o principal porto do país e a maior cidade com mais de 20 milhões de habitantes, foi uma dos mais atingidas pelas enchentes. As ruas se transformaram em rios, à medida que o grande volume de água sobrecarregava rapidamente os sistemas de drenagem dilapidados e mal conservados da cidade.

O cardeal Coutts explicou que a quantidade modesta de chuvas que caiu nos últimos anos levou ao acúmulo de resíduos ao longo dos bueiros que cortam a cidade — alguns dos quais com até 17 quilômetros de extensão. A construção de moradias ilegais também impediu o escoamento da água da chuva e causou inundações.

Demolições de residências ilegais e a Covid-19

Como medida de segurança, o cardeal de 75 anos explicou que o governo paquistanês já decidiu demolir milhares de moradias ilegais. Mas ninguém sabe se, quando e como o quanto das compensações prometidas e as novas moradias chegarão.

O religioso aponta ainda que as enchentes chegaram em um momento já dramático por conta da pandemia causada pela Covid-19, que trouxe muitas restrições. “Para os mais pobres, é uma tragédia dupla porque muitos perderam o emprego e agora perderão suas casas”.

Caritas em trabalho humanitário

A Caritas paquistanesa está distribuindo cestas básicas, água potável, barracas e lonas de plástico para as famílias afetadas. Sua equipe técnica e voluntários também prestam primeiros socorros aos feridos e facilitam as operações de busca, resgate e evacuação.

“A ajuda imediata prestada pela Caritas aliviou o sofrimento da população e fez com que as pessoas afetadas sentissem que não estavam sozinhas e abandonadas”, disse o cardeal Coutts, que foi presidente da Caritas Paquistão até 2017. Ele elogiou o braço de caridade dos bispos pelos excelentes treinamento dado a sua equipe e voluntários que responderam prontamente a desastres atuais e outros.

Mudanças climáticas

A Caritas Internacional aponta que o país localizado ao sul da Ásia é um dos mais afetados no mundo pelas consequências das mudanças climáticas e, neste ano em que é celebrado o quinto aniversário da encíclica Laudato Si, assinada pelo Papa Francisco, o cardeal nos convida a refletir sobre a necessidade de salvaguardar o meio ambiente. “Essas inundações”, disse o cardeal, “são o sintoma e o efeito da falta de cuidado com nossa Casa Comum. E são sobretudo os pobres e os mais vulneráveis que sofrem por isso”, lamentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo