A Coreia do Norte e a China, sua aliada, chegaram a um consenso sobre a crise na península coreana, depois de conversações "sinceras" entre o diplomata chinês de mais alto escalão, Dai Bingguo, e o líder do país, Kim Jong-il, informou a agência estatal de notícias chinesa, Xinhua.
Dai Bingguo, conselheiro de Estado da China, se encontrou com Kim na capital norte-coreana, Pyongyang, segundo a Xinhua, e as duas partes chegaram a acordo sobre relações bilaterais e a situação na península coreana.
A agência oficial da Coreia do Norte, KCNA, também informou sobre a reunião. Nenhum dos lados deu detalhes sobre a reunião e suas decisões.
No entanto, os Estados Unidos vêm pedindo repetidamente que a China exerça controle sobre a Coreia do Norte, depois que as forças norte-coreanas bombardearam no mês passado uma ilha sul-coreana, matando quatro pessoas, incluindo dois civis.
Além disso, a Coreia do Norte revelou recentemente avanços em seu programa nuclear que abriram novo caminha para a fabricação de uma bomba atômica.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com