Te Deum

Chamado de Deus conduz à eternidade, explica o Papa

"Devemos considerar o tempo do ano que termina e do que começa para interpretar os diferentes eventos de nossa vida – sejam grandes ou pequenos, simples ou indecifráveis, alegres ou tristes – sob o sinal da salvação e acolher o chamado de Deus que nos guia e nos conduz a uma meta que vai além do próprio tempo: a eternidade".

Esse foi o convite lançado pelo Papa Bento XVI na tarde de quinta-feira, 31 de dezembro de 2009, durante a celebração  das primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Mãe de Deus.

O Papa salientou que é apenas na contemplação do mistério do Verbo Encarnado que o homem pode encontrar a resposta às grandes interrogações da existência humana e, também, descobrir a verdade sobre a própria identidade.

Bento XVI fez um convite especial aos jovens nesse processo: "Convido os jovens a não terem medo de responder com o dom completo de sua existência ao chamado que o Sehor lhes dirige para o seguirem no sacerdócio ou na vida consagrada".

A celebração concluiu com o Hino do Te Deum, em ação de graças pelo final de ano. O Papa reafirmou a importância da partilha e da solidariedade, e de ajudar as famílias que sofrem com a crise econômica e o desemprego.

"A comunidade cristã soube responder com generosidade aos que bateram a sua porta", disse Bento XVI, incentivando os fiéis a continuarem engajados nesta tarefa.

Visita ao presépio

Falando à Diocese de Roma, ao prefeito da cidade, Gianni Alemanno, e às autoridades presentes, o Papa assegurou-lhes sua proximidade espiritual em relação aos que se encontram em situação de dificuldade e desconforto na capital italiana.

Após o Te Deum, o Pontífice visitou o presépio colocado na Praça de São Pedro. Sob uma chuva torrencial, Bento XVI desceu do papamóvel e saudou alguns dos fiéis que estavam ali naquele momento. Acompanhado do presidente do Governo da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo, dirigiu-se ao genuflexório diante das imagens da Sagrada Família e rezou por alguns minutos

O Papa concluiu a visita e retornou à sua residência, enquanto a banda da Guarda suíça entoava notas de canções natalinas.

Leia mais
.: "Abandonem o caminho da violência!", pede Papa a grupos armados
.: Rosto de Deus é "caminho privilegiado" para a paz, diz Bento XVI

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo