10 de setembro

Cerca de 70 países promovem ações de combate ao suicídio

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos

Da redação, com Rádio Vaticano

Com o lema, “Conectar, Comunicar, Cuidar”, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado neste sábado, 10, busca prevenir o ato do suicídio, mediante a tomada de estratégias pelos governos dos países.

Este dia foi instituído em 2003 pela Associação Internacional para a “Prevenção do Suicídio” e pela “Organização Mundial da Saúde” (OMS). Por isso, inúmeras atividades estão acontecendo em 70 países do mundo em prol da salvação de vidas. Com efeito, todos os anos morre um milhão de pessoas por suicídio e entre 10 a 20 milhões tentam o suicídio.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos. A taxa de suicídio é maior entre os homens do que entre as mulheres. Neste dia, tenta-se estender a mão a quem se isola ou acender uma vela pelas almas suicidas.

Estratégias de prevenção

Por ocasião do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou uma nova publicação que reúne estratégias para a prevenção do suicídio nas Américas, onde, a cada ano, ocorrem cerca de 65 mil mortes evitáveis.

O lema do evento “Conectar, Comunicar, Cuidar” tem o seguinte significado: “conectar” refere-se à necessidade de promover a conexão social entre as pessoas em risco, para prevenir o suicídio; “comunicar” diz respeito à necessidade de conversar e interagir; “cuidar” é uma advertência aos governos e agentes da saúde darem maior prioridade à prevenção.

Documento OPAS

O novo documento da OPAS intitulado “Prevenção da conduta suicida” fornece informações essenciais para entender melhor as condutas suicidas e as principais estratégias para a sua abordagem, tendo em conta as experiências nas diversas regiões.

O livro apresenta um amplo panorama do suicídio no mundo, a partir dos dados da OMS, e um resumo do relatório sobre mortalidade por suicídio nas Américas, além dos relatórios da América Central, República Dominicana, Chile, Cuba, Guiana, México, Nicarágua e Porto Rico.

O suicídio é um tema complexo, com uma multiplicidade de fatores e facetas. Por isso, a publicação do volume inclui capítulos sobre fatores associados à conduta suicida, onde são tratados temas como religião e espiritualidade, uso de substâncias e o papel da personalidade no tratamento e na prevenção do suicídio entre adolescentes.

De acordo com a OMS, o suicídio é um problema de saúde pública em países de alta renda e um problema emergente em países de baixa e média renda; é uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os jovens. O número de vidas que se perdem a cada ano por suicídio supera o número de mortes por homicídios e guerras juntos.

No próximo dia 13, a OPAS realizará, em Washington (EUA), um seminário virtual sobre as estratégias disponíveis para a prevenção do suicídio. Durante a sessão, representantes da Colômbia, Cuba e Guiana apresentarão suas experiências e esforços para prevenir o suicídio em seus países.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo