Aniversário da cidade

Centro do catolicismo mundial, Roma completa 2773 anos

História da cidade está intimamente ligada ao Cristianismo, abrigando o centro da catolicismo mundial; Papa Francisco é o bispo da cidade

Da redação, com Vatican News

Cidade de Roma/ Foto: Mao Yuqin – Unsplash

A cidade de Roma completa, nesta terça-feira, 21, 2773 anos. A história da cidade está intimamente ligada ao Cristianismo, abrigando o centro da catolicismo mundial. O Bispo da cidade é propriamente o Santo Padre. De fato, entre os inúmeros títulos atribuídos ao Pontífice – “Sucessor do Príncipe dos Apóstolos”, “Sumo Pontífice da Igreja Universal”, “Primaz da Itália”, “Soberano do Estado da Cidade do Vaticano”, “Servo dos Servos de Deus”, entre outros – um dos preferidos de Francisco é Bispo de Roma.

Aliás, é no momento em que o eleito pelo conclave é designado como líder da Igreja de Roma que os demais títulos são adquiridos. Foi essa dimensão que o Papa assumiu, desde o início do seu pontificado, fazendo questão de manter proximidade com os bispos e sacerdotes de sua diocese, e com os romanos de maneira geral. Um dos gestos mais eloquentes dos últimos tempos foi quando Francisco atravessou a cidade deserta para se dirigir à Igreja de São Marcelo, na arterial “Via del Corso”, para rezar pelo fim da pandemia.

Inúmeros foram os discursos que o Papa dedicou à cidade, o último deles em fevereiro deste ano, quando enalteceu a sua vocação universal à fraternidade. “Sim, uma cidade fraterna! João Paulo II, que amou tanto Roma, citava frequentemente um poeta polonês: ‘se tu diz Roma, te responde Amor’. É aquele amor que não faz viver para si, mas para os outros e com os outros”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo