Até a próxima sexta-feira, dois mil e quinhentos congressistas se reúnem em Fortaleza para o Congresso Nacional de Educação Católica. Neste ano, o evento aborda a transformação de vidas, por meio da educação, do cuidado e da esperança.
Reportagem de Huanna Cruz e Joselio Pires
O sétimo Congresso Nacional de Educação Católica proporciona a vivência de uma jornada transformadora, em que esta vertente de aprendizado é potencializada como um importante agente de mudança na sociedade.
O tema deste ano aborda a transformação de vidas por meio da educação, do cuidado e da esperança em um futuro mais humano e fraterno.
“É fantástico você poder estar recebendo no estado do Ceará o evento dessa envergadura e poder discutir justamente a formação humana através dos ensinos católicos, das suas ações”, comentou o deputado Luiz Gastão, presidente da Frente Parlamentar Católica.
A Associação Nacional de Educação Católica, responsável pelo Congresso, é uma instituição comprometida com o aprendizado desde a sua fundação, em 1945. “Os 80 anos da ANEC são um marco na trajetória dessa associação e super importante do ponto de vista, do crescimento da educação de qualidade no Brasil, educação integrada, educação para formação do cidadão”, comentou Rafael Furtado, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.
A ANEC tem um objetivo de articular, congregar e representar todas as instituições educacionais católicas do país. A proposta é defender a educação integral alinhada aos princípios e valores cristãos. “Todos desejam simplesmente transformar essas escolas numa escola de fé, uma escola também de oração. A primeira coisa que nós desejamos fazer é evangelizar todas as pessoas”, disse o arcebispo de Fortaleza (CE), Dom Gregório Paixão.
A ExpoANEC também é uma oportunidade de unir expositores e gestores de entidades católicas de ensino.