Na íntegra

Catequese do Papa: bem aventurados os que têm fome e sede de justiça

CATEQUESE DO PAPA FRANCISCO
Biblioteca do Palácio Apostólico
Quarta-feira, 11 de março de 2020

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal (Canção Nova)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Na audiência de hoje continuamos a meditar o luminoso caminho da felicidade que o Senhor nos entregou nas Bem-Aventuranças e chegamos à quarta: “Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5, 6).

Já encontramos a pobreza no espírito e no choro; agora nos confrontamos com outro tipo de fraqueza, aquela ligada com a fome e a sede. Fome e sede são necessidades primárias, dizem respeito à sobrevivência. Isto deve ser destacado: aqui não se trata de um desejo genérico, mas de uma exigência vital e cotidiana, como a nutrição.

Mas o que significa ter fome e sede de justiça? Não estamos certamente falando daqueles que querem vingança, antes, na bem-aventurança precedente falamos de mansidão. Certamente as injustiças ferem a humanidade; a sociedade humana tem urgência de equidade, de verdade e de justiça social; recordamos que o mal sofrido das mulheres e dos homens no mundo chega até o coração de Deus Pai. Que não sofreria pela dor de seus filhos?

As Escrituras falam da dor dos pobres e dos oprimidos que Deus conhece e compartilha. Por ter ouvido o grito de opressão elevado pelos filhos de Israel – como relata o livro do êxodo (cfr 3, 7-10) – Deus desceu para libertar o seu povo. Mas a fome e a sede de justiça de que nos fala o Senhor é ainda mais profunda que a legítima necessidade de justiça humana que todo homem leva no seu coração.

No mesmo “discurso da montanha”, pouco mais adiante, Jesus fala de uma justiça maior que o direito humano ou que a perfeição pessoal, dizendo: “Digo-vos, pois, se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus” (Mt 5, 20). E esta é a justiça que vem de Deus (cfr 1 Cor 1, 30).

Nas Escrituras encontramos expressa uma sede mais profunda que aquela física, que é um desejo colocado na raiz do nosso ser. Um Salmo diz: “Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anela como a terra árida e sequiosa, sem água” (Sal 63, 2). Os Padres da Igreja falam desta inquietação que habita no coração do homem. Santo Agostinho diz: “Nos fizeste para ti, Senhor, e o nosso coração não encontra paz até quando não repouse em ti” [1] Há uma sede interior, uma fome interior, uma inquietação…

Em todo coração, até na pessoa mais corrupta e distante do bem, está escondido um anseio para a luz, mesmo se se encontra sob escombros de enganos e erros, mas há sempre a sede da verdade e do bem, que é a sede de Deus. É o Espírito Santo que suscita esta sede: é Ele aquela água viva que plasmou o nosso pó, é Ele o sopro criador que lhe deu vida.

Por isso a Igreja é enviada a anunciar a todos a Palavra de Deus, impregnada do Espírito Santo. Porque o Evangelho de Jesus Cristo é a maior justiça que se possa oferecer ao coração da humanidade, que tem uma necessidade vital, mesmo se não se dá conta. [2]

Por exemplo, quando um homem e uma mulher se casam, têm a intenção de fazer algo grande e belo, e se conservam viva esta sede encontrarão sempre o caminho para seguir adiante, em meio aos problemas, com a ajuda da Graça. Também os jovens têm esta fome e não devem perdê-la! É preciso proteger e alimentar no coração das crianças aquele desejo de amor, de ternura, de acolhimento que exprimem em seus impulsos sinceros e luminosos.

Cada pessoa é chamada a redescobrir o que conta realmente, do que realmente tem necessidade, o que faz viver bem e, ao mesmo tempo, o que seja secundário, e o que possa tranquilamente deixar de lado.

Jesus anuncia esta bem-aventurança – fome e sede de justiça – que é uma sede que não será desiludida; uma sede que, se entregue, será saciada e andará sempre para um bom fim, porque corresponde ao próprio coração de Deus, ao seu Santo espírito que é amor, e também à semente que o Espírito Santo semeou nos nossos corações. Que o Senhor nos dê esta graça: de ter esta sede de justiça que é justamente a vontade de encontrá-lo, de ver Deus e de fazer o bem aos outros.

____________________

[1] As confissões, 1, 1.5.
[2] Cfr Catecismo da Igreja Católica, 2017: “A graça do Espírito Santo nos dá a justiça de Deus. Unindo-nos pela fé e pelo Batismo à Paixão e à Ressurreição de Cristo, o Espírito nos faz participar da sua vida”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo