Ao norte da Itália

Catedral de Turim inicia preparativos para exposição do Sudário

Os dois temas, “juventude e sofrimento”, caracterizarão a exposição na Catedral de Turim

Da redação, com Rádio Vaticano

A Catedral de Turim, norte da Itália, será fechada ao público a partir desta quarta-feira, 21, para iniciar a preparação da exposição do Santo Sudário que acontecerá entre 21 de abril e 24 de junho deste ano. No dia 21 de junho, o Papa Francisco presidirá uma Missa campal em homenagem a exposição do Santo Sudário.

Os dois temas, “juventude e sofrimento”, caracterizarão a exposição na Catedral de Turim. “É pensando nesses temas, de fato, que o Papa Francisco permitiu a exposição solene”, declarou Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia. Para representar esta realidade, o lema do evento foi extraído do Evangelho de São João (15, 13), “Amor maior”, que destaca a ligação profunda entre todos os aspectos do amor: da doação da própria vida até a morte na Cruz.

Como nas exposições anteriores, a visita ao Sudário será completamente gratuita, sendo necessário apenas fazer a reservar no site oficial.

História

A última exposição do Santo Sudário aconteceu em 2013. Em 2010, durante a penúltima exposição, o Papa emérito Bento XVI realizou visita pastoral a Turim. Em 1998, durante um breve momento de veneração diante do Santo Sudário, São João Paulo II afirmou que o “Sudário é uma provocação à inteligência”. “Ele requer, antes de tudo, o empenho de cada homem, em particular do investigador, para captar com humildade a mensagem profunda enviada à sua razão e à sua vida. O fascínio misterioso exercido pelo Sudário impele a formular interrogativos sobre a relação entre o Linho sagrado e a vicissitude histórica de Jesus”, disse.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo