Visita do Papa ao Brasil

Catedral da Sé se prepara para a visita do Papa

A Catedral da Sé é o 5º maior templo gótico do mundo e é sede da maior Arquidiocese do Brasil. Foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954, paralisada para reformas em junho de 2000 e reinaugurada pelo, até então, Arcebispo de São Paulo Dom Cláudio Hummes no dia 21 de setembro de 2001.

O interior da Catedral comporta 8 mil pessoas e se destaca pelas imensas colunas, esculturas e vitrais da mais alta qualidade artística. O Papa Bento XVI fará a sua última visita em São Paulo à Catedral da Sé, no dia 11 de maio, onde será recebido pelo Padre Peter Senesh, cura da Catedral Metropolitana de São Paulo e por um coral formado por leigos que cantará o Hino Pontifício.

No primeiro momento da programação da visita, o Pontífice será conduzido a Capela do Santíssimo e fará a sua oração pessoal. Em um segundo instante, fará o seu discurso aos mais de 400 bispos que estarão presentes.

Mas para organizar a estrutura deste encontro, os custos ultrapassam um milhão de reais. O valor, que assusta a princípio, envolve a limpeza do piso de toda a Catedral, reforma das luzes e reestruturação do som do templo.

Mas a principal preocupação do responsável da Catedral, é a reforma do órgão localizado atrás do altar principal e formado por mais de 10 mil e 500 tubos, Padre Peter não soube dizer quanto tempo o órgão de origem italiana, inaugurado em 1954, está parado, mas reativar este imenso patrimônio com o Hino Pontifício, seria uma grande homenagem ao Sumo Pontífice.

“Apelo a patrocinadores, que são católicos e cristãos, e que querem nos ajudar a enfeitar esta Catedral tão bonita e, de um patrimônio muito importante para São Paulo e para a Igreja, para a visita do Papa”, convoca Padre Peter.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo