Em pouco mais de um mês, a região central do Vietnã foi atingida por 7 tempestades tropicais e tufões, causando inundações e deslizamentos de terra que mataram mais de 200 pessoas
Da redação, com Vatican News
Voluntários e trabalhadores da Caritas Vietnã estão visitando e ajudando as pessoas nas províncias centrais que tiveram que enfrentar o peso de 13 tempestades este ano com algumas inundações severas.
Em pouco mais de um mês, a região central do Vietnã viu 7 tempestades tropicais e tufões, causando inundações e deslizamentos de terra que mataram 235 pessoas e causaram cerca de US$ 740 mil em danos em várias províncias. As chuvas das tempestades causaram as piores enchentes na região em mais de 30 anos.
O último desses tufões, o Vamco, atingiu o Vietnã no domingo, 15, com ventos de até 150 km/h, depois de deixar 67 mortos nas Filipinas. A tempestade danificou mais de 400 mil casas, disse a Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho. Pelo menos 150 mil pessoas correm o risco de passar fome.
Segundo a Caritas, braço social da Igreja Católica, a reconstrução de casas e a recuperação sustento desas pessoas são extremamente importantes, além da ajuda imediata. A agricultura, como o cultivo de vegetais, arroz, criação de gado e aves, que é o principal sustento nas províncias centrais, foi devastada. Muitas famílias perderam tudo nas enchentes e deslizamentos de terra.
Caritas local entra em ação
O novo diretor da Caritas Vietnã, padre Joseph Ngo Si Dinh, liderou uma delegação às províncias centrais, numa missão de 9 a 11 de novembro, para fazer um levantamento das áreas inundadas. Eles visitaram pela primeira vez a Diocese de Huế e suas duas províncias vizinhas, conversando com as famílias e oferecendo-lhes apoio material e espiritual.
O padre John Nguyen Huy Tuan, diretor da Caritas Ha Tĩnh, disse que os padres estavam ativamente envolvidos em levar alimentos e socorro às pessoas afetadas e levá-las a lugares mais seguros.
Abrigos temporários foram construídos para acomodar 25 famílias. Uma paróquia mobilizou seus jovens para resgatar famílias presas em casas inundadas.
Ninguém será excluído
A Cáritas Vietnã, em um trabalho de cooperação com dioceses e paróquias, tem-se empenhado em ações sociais e obras de caridade para ajudar as pessoas após desastres naturais.
O trabalho da Cáritas envolve ajuda às pessoas para reconstruir vida delas, reparar casas danificadas e construir novas casas para famílias que perderam as suas. Também fornece sementes, gado, sistemas de filtragem de água e financiamento para crianças em idade escolar.