Instituído pela ONU

Cáritas Portuguesa destaca Dia Internacional da Caridade

Iniciativa instituída pela ONU celebra-se na data da morte de Santa Teresa de Calcutá

Agência Ecclesia

A Cáritas Portuguesa associou-se à celebração do Dia Internacional da Caridade, uma iniciativa instituída pela ONU e assinalada anualmente em 5 de setembro, data de morte de Santa Teresa de Calcutá.

“A Cáritas Portuguesa saúda todos os cidadãos e cidadãs que, a título individual ou através das instituições que integram, têm a consciência de que a caridade supera a justiça, porque amar é dar, oferecer ao outro do que é meu; mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é dele, o que lhe pertence em razão do seu ser e do seu agir”, destaca uma nota, que cita a encíclica ‘Caritas in veritate’, de Bento XVI.

A Cáritas Portuguesa deseja que “todas as ações realizadas em nome da caridade” sejam motores de transformação das situações inumanas em humanas, contribuindo assim para “a reabilitação de uma palavra de tão nobre e exigente sentido, através de uma renovação credível da forma de a praticar”.

O Dia Internacional da Caridade foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2012, através da Resolução 67/105, na data da morte de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) e pretende “reconhecer o papel fundamental das instituições, governos e pessoas que praticam a caridade e aliviam as crises humanitárias e o sofrimento humano”.

A religiosa que se distinguiu pelo serviço aos pobres e recebeu o Nobel da Paz em 1979 foi canonizada pelo Papa Francisco em 4 de setembro de 2016.

Leia também
.: Pelo twitter, Papa recorda exemplo de Santa Teresa de Calcutá

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo