Solidariedade

Caritas Italiana arrecada mais fundos para ajudar o Líbano

Explosão do porto de Beirute completou um ano ontem

Da redação, com Vatican News

Caritas Italiana arrecada mais fundos para ajudar o Líbano/ Foto: Christelle Hayek on Unsplash

Precisamente um ano após a explosão no porto de Beirute, que ceifou a vida de mais de 200 pessoas, a Caritas libanesa e outras entidades, com as quais a Caritas Italiana colabora, estão prestando ajuda a mais de 350 mil pessoas. Devido à explosão no porto da capital libanesa, em 4 de agosto de 2020, por motivos ainda desconhecidos, mais de 7 mil pessoas ficaram feridas e cerca de 300 mil desabrigadas.

Desde então, segundo um comunicado da Caritas Italiana, a situação no Líbano precipitou e as consequências da pandemia da covid-19 aumentaram a tríplice crise: econômica, política e social. Desde outubro de 2019, a libra libanesa foi desvalorizada em 90%; o PIB caiu de 55 bilhões, em 2018, para 33, em 2020; a inflação disparou para mais de 100%.

“O Líbano não tem governo, desde agosto do ano passado, e o impasse torna-se inaceitável”, acrescenta a Caritas Italiana, que leva em consideração a tragédia humana de centenas de milhares de libaneses devido à grave situação econômica. As pessoas continuam, cada vez mais, sendo vítimas da extrema pobreza e escassez: em uma população de cerca de 6 milhões, mais de 3 milhões são pobres, cuja metade é formada por refugiados sírios.

Leia também
.: Após explosão na capital, países prestam solidariedade ao Líbano
.: Igreja nos EUA, Hungria e Itália se mobiliza por ajuda ao Líbano
.: Presidente da Caritas Líbano: o povo está em desespero

Neste contexto, a Caritas Italiana lança um forte apelo à solidariedade com a Igreja e a população libanesa pela arrecadação de fundos para suprir a “Emergência no Líbano”.

No seu portal, a Caritas italiana apresenta um dossiê intitulado “Beirute um ano depois”, falando sobre a realidade atual, mas também sobre as suas intervenções e ações, para resolver a grave crise no país, mediante o relatório de um Seminário organizado pela Caritas Libanesa e a Caritas Internacional.

Até o momento, graças à contribuição de 1 milhão de euros da Conferência Episcopal Italiana, com os fundos da Igreja Católica e outras ofertas, a Caritas Italiana apoia dois projetos distintos: primeiro, pelas consequências da explosão; depois, concernente à crise socioeconômica e dos refugiados.

Desde agosto de 2020 a junho de 2021, foram distribuídos 3.708 kits de higiene, 7.712 kits de alimentos, 242.145 refeições; 1.541 pessoas foram atendidas, com primeiros socorros psicológicos; 509 feridos acompanhados ao pronto-socorro; 71.999 remédios distribuídos e 7.322 consultas médicas realizadas.

Por fim, foram reconstruídas 1.282 casas e uma escola primária e secundária; restabelecidas 19 atividades comerciais e duas escolas, confiadas aos Salesianos, foram mantidas com bolsas de estudo para alunos de famílias necessitadas e outras ajudas. Os programas da Caritas Italiana ainda estão em andamento até fevereiro de 2022. Porém, devido à persistência da crise libanesa, poderão continuar com outras iniciativas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo