Educação

Cardeal Odilo Scherer fala sobre Pacto Educativo Global

Comunidade internacional se prepara para o dia do Pacto Educativo Global marcado para 14 de maio, no Vaticano

Da redação, com VaticanNews

Em menos de 3 meses, o Vaticano vai sediar o tão aguardado evento mundial sobre o Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco. A iniciativa está marcada para 14 de maio, na Sala Paulo VI, e deve reunir a comunidade internacional e representantes de organizações públicas e privadas que desejam se colocar a serviço do que o Pontífice chamou de “caminho comum da Aldeia da Educação”.

Em preparação ao evento, a Igreja no Brasil se mobiliza através de um percurso de partilha de experiências antes e depois do dia do Pacto Educativo Global. Além do Seminário Nacional de Educação em abril, o projeto prevê ainda o desenvolvimento de uma plataforma online para se compartilhar práticas educativas na perspectiva do humanismo solidário e da ecologia integral.

Guia geral da Educação Católica pra Igreja

A Congregação para a Educação Católica realizou, de 17 a 20 de fevereiro, no Vaticano, uma plenária com a participação de dezenas de cardeais de diferentes países. Representando o Brasil estavam o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

O encontro foi concluído com uma audiência com o Papa Francisco onde, além da prestação de contas sobre os trabalhos feitos e aqueles que estão em andamento no Dicastério, o evento deu abertura a reflexões do que há de vir:

“Uma é o diretório para a Educação. Está se trabalhando bastante sobre isso para produzir um diretório para toda a Igreja para a educação católica. O Papa tem grande amor e preocupação em relação à educação e, por isso, está pedindo justamente para traçar algumas linhas diretrizes que devam valer para a educação católica em todo mundo. Quando eu falo educação católica, são os colégios e as escolas católicas, as faculdades e universidades e institutos superiores ligados à Igreja. Mas é claro, também, com isso vai a orientação sobre a educação que os pais devem dar aos filhos para ser uma educação a partir dos princípios católicos.”

Formar a pessoa com a aliança de todos

Dom Odilo também comentou que o Papa motivou novamente para o dia do Pacto Global que está sendo preparado em todo o mundo, “um fórum de experiências sobre escolas, mas também de visões sobre a educação a partir dos princípios da Igreja”, disse o arcebispo. O evento de maio pretende construir uma sinergia entre a escola, a família e a sociedade e com todos os instrumentos possíveis, ou seja, com percurso educacionais formais e informais para uma educação integral entre todas as dimensões da pessoa.

“Um Pacto Global para Educação partindo dessa preocupação do Papa que a educação é fundamental. Se nós queremos mudar o mundo, temos que começar pela Educação, e nós sabemos disso, e já se fala há muito tempo. Mas é difícil tomar iniciativas para que isso aconteça. Então, o Papa está querendo dar um passo convidando inclusive nesse fórum, que trata sobre o Pacto Global de Educação, serão convidados também as autoridades diplomáticas dos países que têm a representação diplomática junto à Santa Sé de modo que isso possa também se espalhar logo pelo mundo inteiro.”

“Mas a questão de fundo, a preocupação é que a Educação seja voltada para a pessoa, a formação da pessoa, mais do que fazer da pessoa instrumento de produção de consumo, um instrumento estratégico para as políticas de Estado e de governo. Então, a Educação tem uma importância enorme e ela está cada vez menos qualificada e menos voltada para pessoa. O Papa está querendo chamar a atenção sobre isso. Portanto, o fórum e este Pacto Global sobre Educação deverá ter depois um impacto bastante grande, acredito eu.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo