Solidariedade

Cardeal de Myanmar envia mensagem às vítimas de tsunami

Charles Bo, presidente da Conferência dos Bispos da Ásia, enviou uma mensagem de apoio às vítimas do tsunami na Indonésia

Da redação, Reuters

Cardeal Charles Bo, presidente da FABC, pede preces às vítimas do tsunami na Indonésia / Foto: Reprodução Reuters

O presidente da Conferência dos Bispos da Ásia (FABC, na sigla em inglês), Charles Maung Bo, enviou uma mensagem de apoio e solidariedade às vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia há quase uma semana.

“Às véspera do Ano Novo, meus pensamentos estão direcionado ao povo da Indonésia, afetados de forma violenta pelos desastres naturais, que causaram perdas humanas irreparáveis, pessoas que ficaram desaparecidas e outras desabrigadas, além das diversas perdas materiais”, disse o Cardel Bo em uma mensagem de Ano Novo divulgada nesta sexta-feira, 28.

Um tsunami causado pelo colapso de parte da ilha vulcânica conhecida como Anak Krakatau matou pelo menos 430 pessoas com ondas de até 5 metros que atingiram as áreas costeiras do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, em 22 de dezembro. Cerca de 1500 pessoas ficaram feridas e quase 22 mil estão deslocados.

O primeiro cardeal de Myanmar, eleito em 16 de novembro passado, assume o posto em 1º de janeiro. O religioso notou que esta tragédia na Indonésia o lembrou a dor e o sofrimento de que quando o ciclone Nargis atingiu Myanmar dez anos atrás, quando 140 mil pessoas morreram e outras 800 mil pessoas ficaram desabrigadas.

“Lamentamos as inúmeras mortes e o sofrimento que não foi contado neste tsunami às vésperas de 2019”, escreveu o Cardeal Bo.

Leia também
.: Solidariedade: Papa reza pelas vítimas de tsunami na Indonésia

“E como meu primeiro passo”, disse o Cardeal birmanês, “deixe-me convidar meus irmãos bispos, pastores e catequistas, além de todos os outros religiosos, irmãs e irmãos a se juntarem em preces às vítimas e também a seus amados entes e expressar nossa proximidade espiritual àqueles que foram afetados por esta tragédia implorando o consolo de Deus”, reiterou.

Após o cardeal Bo divulgar seu apelo, um terremoto de magnitude 5,8 sacudiu a província de Papua Ocidental, informou o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. As autoridades indonésias que mediram o terremoto em magnitude 6,1, disseram que “sentiram fortes tremores por alguns segundos”. Não houve, porém, relatos imediatos de vítimas ou danos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo