Dom João Braz de Aviz

Cardeal comenta carta do Papa para Ano da Vida Consagrada

Responsável vaticano pelos Institutos de Vida Consagrada, Dom João Braz de Aviz, comenta Carta Apostólica do Papa Francisco

Kelen Galvan
Da redação, com Rádio Vaticano

Dom Braz de Aviz participará de solenidade em MaringáO prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, disse que a Carta Apostólica de Francisco sobre o início do Ano da Vida Consagrada, divulgada nesta sexta-feira, 28, é motivo de muita alegria.

“Nós ficamos muito felizes. [É uma carta] com muita reflexão em torno do Ano da Vida Consagrada, naturalmente, retomando, à luz do Concílio, todo o caminho da vida consagrada e indicando pistas agora para esse nosso novo tempo”, afirmou.

Dom João destaca a necessidade de voltar aos valores profundos do segmento de Jesus, como um aspecto essencial. “Nós consagrados, num dado momento sentimos um olhar do Senhor, que nos olhou com amor, e quisemos responder a isso. Então, o Papa insiste muito neste núcleo central, que não pode ser escondido”.

Outro aspecto que o cardeal enfatiza é a importância dos consagrados viverem “essa atenção de serem partes de um tempo”, de uma cultura, e portanto, a escuta é essencial para ter uma linguagem e um testemunho adequado ao momento atual.

O Ano da Vida Consagrada começa neste domingo, 30, com a Missa Solene presidida por Dom João Braz, no Vaticano, e prossegue até o dia 2 de fevereiro de 2016, data na qual a Igreja celebra o Dia do Consagrado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo