Sacerdotes e seminaristas que estudam em Roma trocarão a batina por calções e chuteiras, para disputar, em 2007, a "Clericus Cup", primeiro campeonato de equipes formadas apenas por religiosos.
A idéia partiu do cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, entusiasta do futebol que, quando arcebispo de Gênova, chegou a ser comentarista de rádio em algumas partidas do campeonato italiano.
A competição deve acontecer de fevereiro a junho de 2007, e deve contar com a participação de 16 equipes, incluindo uma representação do Vaticano. Os participantes serão divididos em dois grupos na primeira fase, com os melhores avançando para disputar a fase eliminatória.
A primeira edição do torneio realizar-se-á apenas em Roma, com seminaristas que estudam na capital italiana e sacerdotes locais. A partir de 2008, há interesse em ampliar a competição a equipes de outras regiões.
Os jogos, que se realizarão durante a semana, terão dois tempos de 30 minutos, para que "os mais velhos possam agüentar o ritmo do jogo".