Relatório sobre interação nas redes

Canonização dos Papas gerou mais de 100 mil tweets

Foi apresentado relatório sobre as postagens no Twitter citando a canonização, com o uso das hashtags oficiais “#2popesaints” e a versão em italiano “#2papisanti.”

Da Redação, com Rádio Vaticano

Canonização dos papas gerou mais de 100 mil tuítes

Os tuítes chegaram a 19.500 no momento em que o Papa Francisco pronunciou a fórmula de canonização / Foto: Arquivo

Foi divulgado, pela Rádio Vaticano, nesta semana, um relatório com os números dos tweets postados durante a canonização de São João Paulo II e São João XXIII. De acordo com a análise, 104.000 mensagens em vários idiomas foram enviadas, entre 26 a 28 de abril, usando as hashtags oficiais “#2popesaints” e a versão em italiano “#2papisanti.”

O Relatório foi realizado pela empresa Datalytics, que reuniu dados da Europa, América do Norte e do Sul. Os tweets sobre a canonização chegaram a 19.500 no momento em que o Papa Francisco pronunciou a fórmula, elevando os dois Pontífices à santidade.

O documento aponta que 70 mil  tweets vieram dos EUA, Canadá e Europa, enquanto 27 mil vieram da América do Sul, grande parte da Argentina. Os outros restantes, foram postados de diversas partes do mundo.

O coordenador da  Datalytics, Davide Feltoni Gurini, informou que a  maioria dos tweets sobre o evento, que atraiu mais de um milhão de fiéis a Roma, foram positivos. Em italiano, João Paulo II recebeu 11 mil menções e  João XXIII mais de sete mil.

Segundo os resultados, 51% das pessoas que twittaram sobre a canonização eram do sexo masculino, enquanto 49% eram do sexo feminino. Setenta por cento dos tweets foram feitos pelo dispositivo móvel, possivelmente pelos usuários que estavam presentes em Roma.

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e as contas da assessoria de Imprensa Vaticano foram os mais ativos durante o evento, gerando mais retweets no idioma Inglês com a hashtag #2popesaints.

Uma das fotos mais compartilhadas no dia do evento foi a de um tweet do “@ vaticano_news”, que dava uma visão panorâmica do alto da colunata de Bernini da Praça São Pedro. Outro tweet que fez sucesso foi uma brincadeira com a famosa capa dos Beatles do álbum Abbey Road, onde, em uma montagem, foram colocadas as figuras de São João XXIII, São João Paulo II, o Papa Emérito Bento XVI e o Papa Francisco atravessando a faixa de pedestres.

Além das contas oficiais do Twitter para a canonização, as hashtags mais populares foram #canonização, #santificação, #santos, #roma, #popefrancis e #papisanti.

Feltoni Gurini diz que as palavras-chaves usadas com mais frequência sobre a  canonização foram: “fragmento de pele”, referindo-se à relíquia do Papa João XXIII, e “ampola”, que continha uma amostra de sangue do Papa João Paulo II.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo