Desafio a estudantes católicos

Campanha de Natal em Portugal estimula gestos de misericórdia

Estudantes católicos são desafiados a praticar gestos de misericórdia, em especial por ocasião do Natal

Da Redação, com Agência Ecclesia

Em Portugal, uma campanha de Natal vai desafiar estudantes católicos a praticar gestos concretos de misericórdia. “Vai e faz o Bem” é o tema da campanha que quer convidar os alunos e comunidades educativas a serem agentes do bem e do amor no contexto escolar.

A iniciativa é do Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE) do Secretariado Nacional da Educação Cristã, junto com a Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC). Segundo o professor Fernando Moita, ambos os órgãos pretendem que os docentes e os alunos “rentabilizem os múltiplos gestos de misericórdia que já realizam e promovem, nas suas realidades educativas”.

A carta de apresentação da campanha de Natal 2015 mobiliza estes mensageiros da misericórdia a levar o amor àqueles que mais necessitam. Em pequenos grupos, e em articulação com as dinâmicas paroquiais, os estudantes são convidados a visitar os doentes, os idosos, a colaborar em situações concretas na escola, a fazer as compras a quem não pode sair de casa, descobrindo a alegria da misericórdia.

Sobre misericórdia, leia também
.: Igreja deve proclamar misericórdia, não aplicar condenações, diz Papa
.: Diocese de Roma apresenta Guia para o Ano da Misericórdia
.: Francisco propõe atos de misericórdia em preparação à JMJ

Para a partilha de bens, o objetivo é potencializar o que já se faz em muitas escolas na época do Natal. A proposta é que se faça a arrecadação de bens alimentares ou outros nas escolas, nas lojas de comércio tradicional e nas grandes superfícies comerciais. A comunidade educativa é convidada a organizar internamente uma arrecadação de bens ao longo da primeira semana de dezembro, entre 30 de novembro a 4 de dezembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo