Ano Santo da Misericórdia

Jubileu vai reforçar "pastoral dos afastados", diz cardeal

O Papa Francisco vai apresentar este sábado, 11, a bula ‘Misericordiæ Vultus’ (rosto de misericórdia)

Da redação, com Agência Ecclesia

O cardeal hondurenho dom Oscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, afirmou que o Jubileu da Misericórdia que o Papa convocou vai ajudar a Igreja a ir ao encontro das pessoas, saindo das suas fronteiras.

“Neste ano, por certo, teremos de esforçar-nos mais nesta ‘pastoral dos afastados’, para aproximá-los, para ir até eles”, referiu o coordenador do Conselho de Cardeais, o chamado ‘C9’ do Vaticano.

Leia também:
.: Entenda o significado do Jubileu da Misericórdia

O Papa Francisco vai apresentar este sábado, 11, a bula ‘Misericordiæ Vultus’ (rosto de misericórdia), com a qual convoca oficialmente o Jubileu da Misericórdia (dezembro de 2015 a novembro de 2016).

Segundo dom Oscar Maradiaga, mais do que redefinir ou repetir a doutrina católica, “é preciso que as pessoas se aproximem da Igreja, inclusive os católicos que se mantiveram a uma certa distância”.

“Para trazer as pessoas para perto da Igreja, eram necessários sinais como os que o Papa Francisco está a cumprir, uma Igreja em saída, que seja uma espécie de hospital de campanha para curar tantas feridas”, acrescentou.

Para o colaborador do Papa argentino, há muitos católicos que “precisam de cura” e contam com a presença do pároco que está perto deles.

“Também na Europa, com o Sínodo da Família, vimos tantas feridas, tantos sofrimentos, tantas famílias que fracassaram e querem começar uma nova aliança”, disse.

Segundo dom Oscar Maradiaga, houve quem interpretasse “mal” o desejo que o Papa tem ir ao encontro de quem está longe, porque “pensam que é hipotecar a doutrina”.

“O Santo Padre viveu na sua própria pele esta necessidade de sublinhar a misericórdia. Ao celebrar os dois anos de pontificado do Papa Francisco, no meu país, dizia que se tivesse de o resumir em poucas palavras, a primeira seria misericórdia, a primeira”, prosseguiu.

O arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, sustenta que a pastoral é “precisamente o cuidado das ovelhas”, não só das que estão saudáveis, “mas sobretudo das fracas, das doentes, das que estão em crise”.

“O Papa tem dito que ninguém está fora da misericórdia e isso, do meu ponto de vista, abriu caminho para muitíssimas pessoas que estavam afastadas”.

Dom Oscar Rodríguez Maradiaga recorda que, na Bíblia, o jubileu era uma espécie de “perdão geral”, no qual se perdoavam “até as dívidas”.

“O jubileu na Bíblia não se referia só às dívidas mas também à liberdade, à libertação dos escravos, por exemplo, dos que estavam submetidos, por diversas razões, a outras pessoas. O jubileu era quase como encontrar – como a palavra diz – júbilo, alegria, um ano de graça do Senhor”, assinalou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo