Igreja em Moçambique ressurge neste Natal após o trabalho de Dom Luis Fernando Lisboa
Da redação, com Ajuda à Igreja que Sofre
Em 1922, um grupo de missionários saiu de bicicleta do Malaui em direção a Moçambique, cerca de 900 km, com um propósito: quando os pneus das bicicletas se desgastassem, eles fundariam uma missão para semear o Evangelho. O grupo construiu uma Igreja em Namuno, com a ajuda de habitantes locais.
Assim teve início a missão no lugar onde hoje é a Diocese de Pemba, e que hoje tem como pastor o bispo brasileiro Dom Luis Fernando Lisboa, desde 2013.
A Igreja centenária ficou em ruínas na guerra civil do país (de 1977 a 1992). Com a chegada de Dom Luis Fernando, a recuperação da Igreja de Santa Maria foi iniciada. Agora, uma campanha de Natal foi criada, para ajudar na reconstrução da Igreja e nos trabalhos com a população:
“Tem que ter muita coragem para ser cristão e para servir a Igreja aqui. As lideranças têm que andar 20, 40, 50 quilômetros para ir a uma formação. E tudo o que levam é uma mandioca seca para comer pelo caminho”, diz o bispo.
A comunidade de Namuno é muito pobre, não há eletricidade ou água encanada, mais de 80% da população é analfabeta, há uma bicicleta para cada 3 famílias e a expectativa de vida é de apenas 58 anos. Como se não bastasse a pobreza, desde outubro de 2017, um grupo terrorista está atacando a região. Já mataram mais de 100 pessoas, indiscriminadamente. Não importa a religião ou as condições. Por enquanto não se sabe ao certo quais as razões deste grupo.
“Morreram cristãos, muçulmanos e pessoas de religiões tradicionais. Mas nenhum missionário deixou a região, a Igreja está presente”, conta Dom Fernando.
Recuperar essa Igreja significará recuperar a vida e a esperança de uma comunidade. “Nós temos muita esperança, a região marca uma antiga missão da Igreja, onde já teve hospital, escola e vários trabalhos sociais, mas tudo foi dizimado pelos diversos conflitos ao longo dos anos. Aos poucos, a nossa intenção é restaurar tudo isso”, diz o bispo brasileiro.
Ajuda à Igreja que Sofre
A fundação pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) já se comprometeu a auxiliar na recuperação da Igreja e outras obras na comunidade com uma ajuda de R$ 105 mil. A mesma alegria que a Sagrada Família sentiu ao receber a visita dos pastores e dos Reis Magos, a comunidade de Namuno sentirá ao ter a centenária igreja missão de Santa Maria e demais obras restauradas. Mesmo com tantas dificuldades, o bispo brasileiro Dom Luis Fernando Lisboa já sonha com a recuperação da Igreja, e revela que “será como um milagre de Natal!”.
Conheça o trabalho de Dom Luis Fernando Lisboa em Moçambique:
https://www.youtube.com/watch?v=H81jDsXjQ5E&feature=youtu.be