Fogo sob controle

Califórnia: 93% do território já está a salvo dos incêndios

Autoridades esperam controlar 100% do fogo até a próxima sexta-feira, 30

Da redação, com Reuters

Morador anda sob os escombros de casa destruída pelo incêndio que atinge a Califórnia desde o dia 8 de novembro / Foto: Reprodução Reuters

A chuva que chegou à Califórnia nesta quarta-feira, 21, ajudou a controlar os incêndios que assolam o estado norte-americano ― segundo as autoridades, 93% já está contido. O incêndio na região norte do estado californiano destruiu mais de 12 mil casas e tirou a vida de 81 pessoas. Outros 870 ainda estão desaparecidos há quase duas semanas após o incêndio, que começou no dia 8 de novembro, ter varrido a cidade.

As chuvas ajudam a conter o fogo, mas são como uma faca de dois gumes, pois dificultam a busca por outros corpos. “Provavelmente não será suficiente para parar tudo”, disse Jim Mackensen, oficial de informação pública do Serviço Florestal dos Estados Unidos. “Mas a busca por restos mortais será mais difícil, porque deixará tudo mais lamacento lá em cima”, afirmou.

Como o tempo continuará instável pelos próximos dias, as autoridades locais alertaram as pessoas a respeito dos riscos e a possibilidade de deslizamentos. O trabalho para buscar as vítimas, porém, segue adiante mesmo com as chuvas. Como o fogo já está sendo controlado, as autoridades locais abriram as rodovias que dão acesso à cidade mais atingida pelos incêndios, Paradise.

O Corpo de Bombeiros já antecipou que o fogo estará totalmente sob controle até o dia 30 de novembro, próxima sexta-feira. Com a ajuda da chuva, este trabalho pode até acabar antes do previsto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo