O ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegou hoje à Amã, na Jordânia, para iniciar sua primeira missão como representante do "Quarteto" para o Oriente Médio, cujo objetivo é relançar o processo de paz na região, paralisado há seis anos.
Blair se encontrou esta manhã com o ministro das Relações Exteriores do país, Abdelilah Khatib, quando enfrentaram a questão da iniciativa árabe para a paz.
A viagem do ex-premier continuará por Israel, onde amanhã deve se reunir com o premier israelense Ehud Olmert, e pelos Territórios Palestinos, onde deve se reunir com o presidente palestino, Mahmud Abbas, em Ramallah.
Esta primeira viagem ao Oriente Médio foi precedida pela reunião do Quarteto em Lisboa na semana passada, durante a qual Blair se mostrou otimista sobre as possibilidades de paz entre israelitas e palestinianos.
Blair foi eleito representante do Quarteto, em 27 de junho. O Quarteto para o Oriente Médio – formado por Estados Unidos, União Européia (UE), ONU e Rússia – confirmou seu empenho em conseguir a implantação do 'Mapa de Caminho', estipulado em 2003 e que estabelece a criação de um Estado palestino junto a Israel.