Nesta sexta-feira, 30, a sala de imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado sobre a segunda reunião do 13º Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, realizada na segunda-feira, 26. A reunião, que contou com a participação do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, deu continuidade às reflexões sinodais, abordando o tema da nova evangelização para a transmissão da fé cristã.
Leia mais
.: Todas as notícias sobre o Sínodo dos Bispos
O secretário geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović, apresentou uma análise cuidadosa e detalhada dos argumentos emergentes das Proposições da recente 13ª Assembleia sinodal, agrupando em três grandes seções os temas relativos à transmissão da fé na nova evangelização. Depois, foram feitas discussões das quais surgiram elementos que os participantes consideram úteis para ser apresentados ao Papa Bento XVI, tendo em vista a elaboração da Exortação Apostólica Pós-Sinodal.
O comunicado referente à reunião expressa que o atual contexto de globalização e do clima moral e cultural de secularização representa um desafio e uma possibilidade para o anúncio do Evangelho.
“Diante de tais desafios, pede-se um renovado dinamismo das comunidades eclesiais, novas linguagens e novos meios, sobretudo testemunhos credíveis para que seja transmitida a fé às novas gerações nos novos contextos sociais, onde a comunidade natural e tradicional, como a família, a paróquia e a escola, reencontram com particular urgência o seu próprio empenho educativo para a fé”.
Os participantes concluíram o encontro com a oração do Angelus, pedindo à Virgem Maria proteção e intercessão para o trabalho de evangelização. A próxima reunião ficou agendada para os dias 23-24 de janeiro de 2013.