Tragédia

Na Indonésia, mortos após terremoto já chegam a quase 2 mil pessoas

O balanço de vítimas deve continuar aumentando, já que muitas pessoas ainda estão sob os escombros ou desaparecidas

Da redação, com Ansa

O número de mortes causadas pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, chegou a 1948, de acordo com as autoridades locais.

O balanço de vítimas deve continuar aumentando, já que muitas pessoas ainda estão sob os escombros ou desaparecidas. A cidade de Palu, que tem 380 mil habitantes, foi a mais afetada pela tragédia.

De acordo com Willem Rampangilei, chefe da agência do governo para desastres naturais, pode haver até 5 mil vítimas engolidas pela lama nos bairros de Balaroa e Petobo, em Palu, onde o terremoto causou o raro fenômeno de liquefação do solo, transformando as duas localidades em um mar de lama que impede as equipes de resgate de utilizarem veículos pesados para recuperar corpos.

Leia mais
.: Papa envia ajuda para vítimas de tsunami na Indonésia

As autoridades reiteraram que a busca por sobreviventes deve terminar na quinta-feira, 11, no entanto o prazo pode ser prorrogado. Rampangilei confirmou que os indonésios ainda estão sofrendo com a falta de abrigos, alimentos, água potável e atendimento médico de urgência. As aulas nas escolas do país devem ser retomadas, mas muitos estudantes estão com medo de retornar aos colégios.

O desastre ocorreu pouco tempo depois de as autoridades da Indonésia terem retirado um alerta de tsunami por conta do terremoto, que teve magnitude 7.5 na escala Richter e foi registrado a 80 quilômetros da costa. O erro pode ter atrasado a evacuação das áreas de risco.

A cidade de Palu, a mais atingida pela tragédia, fica em uma baía estreita, o que pode ter amplificado a força das ondas, que chegaram à orla com seis metros de altura.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo