Reflexão

Bispos enfatizam que Amoris laetitia é convite à misericórdia

Conferência Episcopal de Malta publicou documento sobre uma das partes da encíclica do Papa sobre o amor na família

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Conferência Episcopal de Malta elaborou as linhas mestras para a aplicação do capítulo oitavo da Exortação apostólica “Amoris laetitia” do Papa Francisco, de 2016, sobre o amor na família.

Intitulado “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”, o capítulo é dedicado aos casais que vivem situações irregulares, com um convite à misericórdia e ao discernimento pastoral, à luz das várias realidades sociais atuais, ressaltam os bispos malteses.

Em particular, Dom Charles Scicluna e Dom Mario Grech explicam que as linhas mestras, destinadas aos sacerdotes, terão a finalidade de acompanhar os casais em dificuldade rumo a uma maior consciência da sua situação, à luz dos ensinamentos de Jesus.

“É uma mensagem relevante para os casais e as famílias que se encontram em situações complexas, sobretudo as separadas, divorciadas ou em nova união”, escrevem os prelados.

São pessoas que não perderam a esperança em Jesus, ressalta a Igreja maltesa. “Algumas delas desejam ardentemente viver em harmonia com Deus e com a Igreja e nos interpelam a fim de saber o que fazer para receber os sacramentos da reconciliação e da eucaristia”

Daí, o convite de Dom Scicluna e Dom Grech a fim de que tais casais peçam a ajuda de um assistente espiritual que as acompanhe neste seu percurso. “Temos o dever de exercer ‘a arte do acompanhamento’ e de nos tornar uma fonte de confiança, esperança e inclusão para aquelas que pedem para ver Jesus, em particular para aquelas pessoas que são mais vulneráveis, num espírito de autêntica caridade”, lê-se no documento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo