Nova liderança

Bispos dão as boas-vindas ao novo governo da República do Congo

Donatien N’shole, secretário-geral da Conferência Episcopal da República do Congo, espera que novo governo ajude os congoleses

Da redação, com Vatican News

Felix Tshisekedi toma posse durante cerimônia de inauguração como novo presidente da República Democrática do Congo / Foto: Olivia Acland – Reuters

Sete meses após o presidente Felix Tshisekedi assumir a presidência da República Democrática do Congo, uma nova coalizão foi anunciada nesta segunda-feira, 25.

A nova coalizão tem 23 membros do partido Direção de Mudança de Tshisekedi, enquanto 42 são da coalizão Frente Comum para o Congo (FCC), liderada pelo ex-presidente Joseph Kabila. Em junho passado, os Bispos Católicos do Congo, em sua mensagem no final durante a 56ª Assembléia Plenária, manifestaram “preocupação” pelo atraso na nomeação de um governo.

A respeito deste novo governo, o secretário-geral da Conferência Episcopal da República do Congo, padre Donatien N’shole, disse que o povo congolês espera mudanças na maneira como o país é governado. “Os bispos do CENCO [sigla para Conferência Episcopal Nacional do Congo] já se comprometeram a acompanhar as instituições de governo da nação. O governo é uma dessas instituições principais. Se o governo trabalhar para melhorar as condições de vida dos congoleses, o CENCO fará todo o possível para acompanhá-los. Essa é uma promessa que fizemos”, disse ele.

Donatien N’shole afirmou ter esperanças de que a longa espera por um novo governo não resulte em decepção. “Há muitas caras novas, o que pode sugerir que estamos indo em uma nova direção”, disse. “Em 30 de dezembro, o povo congolês deixou claro que deseja ver uma mudança na maneira como o país é governado ”, reiterou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo