Conferência episcopal alerta sobre o tráfico de drogas, “tragédia nacional”, e sobre a globalização da indiferença, que alimenta o narcotráfico
Da Redação, com Agência Fides
A Conferência Episcopal da Argentina publicou o documento “Não ao tráfico de drogas, sim a uma vida plena”. O texto pede que a droga seja reconhecida como uma “tragédia nacional” e adverte sobre a globalização da indiferença, termo bastante usado no pontificado do Papa Francisco.
Os bispos explicam que a indiferença gera uma cultura individualista baseada no consumo, quadro favorável à expansão das redes de narcotráfico. Eles chamam a atenção para a impotência institucional em muitas partes da Argentina, o que requer a responsabilidade dos governantes em desenvolver políticas estatais apropriadas e constantes para eliminar o tráfico de drogas.
“O narcotráfico está instaurando a própria lei que devora o estado de direito pouco a pouco, assim os conflitos se resolvem não nos tribunais, mas com a lei do mais forte e com a violência”, alerta o texto.
A conferência episcopal encoraja os juízes que arriscam a própria vida e a de suas famílias para cumprir até o fim a sua missão.
O texto do documento foi proposto e aprovado na 110ª Assembleia Plenária da Conferência, realizada de 8 a 13 de novembro, mas a publicação esperou o término das eleições no país.