Francisco em Cuba

Bispos cubanos expressam alegria em receber o Papa em Cuba

O episcopado recorda ainda a “mediação” do Papa Francisco no restabelecimento das relações diplomáticas e econômicas entre os EUA e Cuba

Da redação, com Agência Ecclesia

Os bispos cubanos manifestaram alegria por receber o Papa Francisco, o terceiro Pontífice a visitar o país nos últimos 17 anos.

No documento, o episcopado recorda a visita do “Mensageiro da Verdade e da Esperança”, João Paulo II em 1998, e do “Peregrino da Caridade”, Bento XVI em 2012, e aguardam agora o “Missionário da Misericórdia”.

Leia também:
.: Igreja cubana publica primeira logomarca para visita do Papa
.: Santa Sé divulga programação da viagem do Papa a Cuba e EUA

“A misericórdia não é outra coisa senão ‘lançar o nosso coração’ aos outros, não uma pedra ou um insulto. A misericórdia é também ‘colocar o coração na pobreza’. E há tanta pobreza ao nosso redor. Às vezes parece que vivemos num mundo sem coração”, afirmam os bispos cubanos.

O episcopado recorda ainda a “mediação” do Papa Francisco no restabelecimento das relações diplomáticas e econômicas entre os Estados Unidos da América e Cuba, inexistentes desde 1961, pouco depois da chegada ao poder de Fidel Castro, até ao dia 17 de dezembro de 2014, o que trouxe “ares de esperança” ao país das caraíbas.

“O Santo Padre quer mostrar a sua proximidade num momento em que, graças também à sua mediação, se respiram ares de esperança na nossa vida nacional pelas novas possibilidades de diálogo que estão a acontecer entre os Estados Unidos e Cuba”, afirmam os bispos cubanos.

“É muito e importante o que tem ele feito, como Pastor Universal da Igreja, na procura da reconciliação e da paz entre todos os povos da terra”, afirma o documento onde se manifesta a “grande alegria” por receber o Papa Francisco entre os dias 19 e 22 de setembro próximo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo