Bispo mais novo da Igreja Católica foi ordenado no último domingo, 3, na Ucrânia
Da redação, com Rádio Vaticano
Yosafat Moschych tornou-se, no último domingo, 3, o bispo mais novo da Igreja Católica em todo o mundo. Com apenas 37 anos, Moschych foi designado pelo Sínodo da Igreja greco-católica da Ucrânia e torna-se, assim, bispo auxiliar da Diocese de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia.
A Igreja greco-católica da Ucrânia é uma igreja de rito oriental, em comunhão com Roma. Para além da Igreja Católica Romana, que é, de longe, a maior, existem mais de 20 Igrejas Católicas que têm as suas próprias tradições litúrgicas e pastorais, mas que reconhecem a primazia do Papa e estão em plena comunhão com Roma.
No plano da administração, gozam, contudo, de uma significativa autonomia. Ao contrário das dioceses da Igreja Católica Romana, os bispos das igrejas orientais tendem a ser nomeados pelos seus próprios sínodos, sendo a escolha, depois, confirmada por Roma.
A Igreja da Ucrânia é a maior das igrejas orientais e é, atualmente, liderada pelo Patriarca Sviatoslav Schevchuk, que é também o mais novo líder de uma Igreja Oriental, com apenas 44 anos.