Sexta-Feira Santa

Bispo italiano fará meditações da via-sacra no Vaticano

Dom Renato Corti foi escolhido pelo Papa Francisco para redigir as meditações da via-sacra no Coliseu de Roma

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco escolheu o bispo italiano, Dom Renato Corti, para redigir as meditações da via-sacra no Coliseu de Roma, no dia 3 de abril, Sexta-Feira Santa.

Dom Renato Corti orientou os exercícios espirituais da Cúria Romana em 2005, último ano do pontificado de São João Paulo II. O bispo, de 79 anos, que é conhecido como pregador, é o antigo responsável pela diocese de Novara, Itália.

Em comunicado, a imprensa da Santa Sé adiantou que a via-sacra seguirá o mesmo esquema “clássico tradicional”, contendo as 14 estações.

Todos os anos, o Pontífice pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da celebração da Sexta-Feira Santa, que é seguida por milhares de peregrinos com velas nas mãos.

Nos últimos anos, as meditações tinham sido confiadas ao arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri (2006); presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi (2007); arcebispo de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen Ze-Kiun (2008); arcebispo de Guwahati, Thomas Menamparampil (2009); antigo vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini (2010); presidente da Federação das Monjas Agostinianas, Irmã Maria Rita Piccione (2011); fundadores do movimento “Famílias Novas”, Danilo e Anna Maria Zanzucchi (2012); patriarca de Antioquia dos maronitas (Líbano), com a colaboração de vários jovens do seu país, Cardeal Béchara Boutros Raï (2013); o arcebispo italiano Dom Giancarlo Maria Bregantini (2014).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo