Conflitos no Iraque

Bispo iraquiano denuncia saque a mosteiros e igrejas

Dom Saad Syroub conta grave situação de minoria cristã no Iraque e pede ações concretas de autoridades políticas

Da Redação, com Rádio Vaticano

Bispo iraquiano denuncia saque a mosteiros e igrejasA situação dos cristãos no Iraque está se agravando, conta em entrevista à Rádio Vaticano,  o bispo auxiliar caldeu de Bagdá, Dom Saad Syroub. O bispo aponta a região de Mosul como a mais atingida pelas ações de extremistas islâmicos. Ele destaca que a minoria cristã é a mais vulnerável aos ataques.

De acordo com fontes locais, milhares de famílias cristãs já fugiram da região de Mosul desde a tomada da cidade pelos radicais do Levante Islâmico há 20 dias.

“Alguns foram para o norte em direção Curdistão, outros para Erbil, outros para as aldeias cristãs que estão localizados na planície de Nínive.Eles estão em uma situação muito difícil, porque  não têm nada: tiveram carros, dinheiro e casas roubadas”, afirma Dom Saad Syroub

Segundo o bispo, além da situação emergente, o futuro dessas pessoas depende das autoridades políticas, pois eles não poderão voltar para casa, uma vez que a cidade foi toda tomada por rebeldes. “A situação é muito crítica, há necessidade de medidas urgentes para ajudar essas famílias a superarem esta tragédia, este sofrimento”, diz o bispo.

Dom Saad Syroub conta ainda que muitas famílias foram acolhidas por mosteiros e igrejas da região. Porém, os ataques continuam e atingem também os locais de culto.

“Mosteiros foram roubados por estes grupos, que expulsaram os monges. Eles já entraram no São Jorge e na Casa das Irmãs do Sagrado Coração, no mosteiro dominicano, no mosteiro dos católicos sírios, que estão todos em Mosul”, denuncia o bispo.

Por fim, Dom  Syroub destacou que o apelo do Papa Francisco feito neste domingo, 20, é um grande conforto para os cristãos que lutam pela fé e sobrevivência no Iraque.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo