Biografias de mulheres e homens que viveram em terras brasileiras

Entre os presentes que devem ser entregues a Bento XVI está o livro “Santos do Brasil”, escrito pela psicóloga Eva Luzia Feliciano e pelo teólogo Fernando Gouveia. Ele será oferecido ao Papa durante o encontro entre o Pontífice e o Presidente Lula, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 10 de maio próximo.

Trata-se de um conjunto de biografias de pessoas que viveram no Brasil, e que possuem fama de santidade. Até então, no país não havia nenhum levantamento a respeito do tema. O texto tem a aprovação eclesiástica (‘imprimatur’) de Dom Antônio Celso Queirós, ex-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O livro tem as biografias das 60 causas de canonização do Brasil que estão em andamento; de 30 causas que podem ser iniciadas; e de outras 61 causas dos primeiros séculos da colônia, ou mais recentes, em que existe a pessoa possui certa fama de santa, mas não possuem um processo formal para introdução da causa.

O Papa será presenteado com uma edição Pro Manuscrito pois 1ª edição ainda está em preparação e deve ser publicada até junho. As cópias serão doadas pelo Mosteiro de São Bento de São Paulo.

Como o livro surgiu

O livro é fruto da repercussão de uma graça obtida por intercessão de Frei Galvão. Conhecendo melhor sua biografia e sua causa de canonização, a escritora Eva Luzia escreveu um pequeno livro sobre sua vida e novena: “Novena das Pílulas do Beato Frei Galvão” (2003).

Trata-se de uma catequese sobre a oração, enquanto se conta de forma simples a vida do primeiro santo nascido no Brasil. Conversando com pessoas ligadas a Frei Galvão, Eva Luzia e Fernando Gouveia ouviram falar de outras pessoas “santas” como Pe. Victor, de Três Pontas, e de Nhá Chica, de Baependi, ambos de Minas Gerais, entre outros.

Para saber mais sobre o projeto Santos do Brasil, acesse www.santosdobrasil.org.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo