Conservação de dados sobre martírio

Biblioteca Vaticana faz parceria com instituições japonesas

Documentos sobre o martírio de cristãos no Japão serão digitalizados

Da Redação, com Rádio Vaticano

Biblioteca Vaticana faz parceria com instituições japonesas

Documentos serão catalogados e digitalizados / Foto: Rádio Vaticano

A Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV) anunciou uma parceria  com instituições japonesas  para inventariar, conservar, digitalizar e estudar cerca de dez mil documentos  relacionados à perseguição sofrida pelos cristãos japoneses entre os séculos XVII e XVIII.

As instituições estão ligadas ao “National Institute for Humanities’”, e os documentos fazem parte do chamado fundo “Cartas Marega”. O nome foi dado em homenagem ao Padre  Mario Marega, missionário no Japão que recolheu os documentos, nos anos 30 e 40 do século passado, fazendo-os chegar a Roma.

A parceria nasceu com o objetivo de organizar melhor os documentos e torná-los acessíveis para o estudo. Todo o processo de digitalização e conservação será financiado pelo Japão.

“Trata-se de uma coleção única. Não existe nenhuma outra tão ampla que reúna todos os documentos relativos à vida dos cristãos entre os séculos XVII e XVIII, na ilha meridional japonesa de Kiushu”, explica o coordenador da BAV, Padre Cesare Pasini.

Os documentos recolhem atos de apostasia, registros de cristãos e certificados que atestam a prática do “efumi”, cerimônia em que os cristãos eram obrigados a pisar sobre a cruz ou uma imagem sacra para demonstrar a sua abjuração.

“Tudo isso está documentado e nos permite aprofundar os acontecimentos dos martírios daquela época, mas também daqueles que não conseguiram manter a fé”, observa padre Pasini.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo