Coletiva de Imprensa

Bento XVI fala sobre JMJ, Abusos Sexuais e Ecologia

A caminho de Sydney, neste sábado, 12, o papa concedeu uma coletiva de imprensa no avião.

Falando sobre o Dia Mundial da Juventude, Bento XVI afirmou que não se trata simplesmente de um evento de massa, mas sim de uma grande festa da fé, que abre novas fronteiras de união entre as culturas.

Sobre abusos sexuais, Bento XVI disse que, como nos Estados Unidos, este será um dos temas desta sua visita à Austrália. "É essencial que a Igreja se reconcilie, ofereça ajuda e veja a culpa neste problema. Deve ser claro que ser padre é incompatível com isso (abusos sexuais), porque os sacerdotes estão a serviço do Senhor", declarou. Para o Papa, a Igreja no Ocidente passou por uma crise, mas não está em declínio, e declarou-se otimista em relação ao futuro.

Quanto aos resultados do encontro de cúpula do G8, no Japão, acerca das mudanças climáticas, o Pontífice afirmou que não tem a pretensão de intervir sobre questões técnicas e políticas, mas a Igreja deve dar os impulsos essenciais para que a política seja capaz de responder a esse grande desafio.

E aproveitou a ocasião para confirmar que o tema da ecologia estará muito presente nesta edição da JMJ, porque "temos responsabilidades diante da Criação". "Devemos redescobrir a nossa responsabilidade, encontrar a capacidade ética para um novo estilo de vida, necessário se quisermos mudar e encontrar soluções positivas. Devemos despertar as consciências", afirmou, recordando, porém, que as respostas devem ser dadas pela política e pelos especialistas.

.: Confira cobertura da JMJ 2008

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo