O quarto que hospedará o Papa Bento XVI no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), está recebendo os retoques finais e será apresentado oficialmente à imprensa na próxima sexta-feira. O quarto é o mesmo utilizado pelo papa João Paulo II durante sua visita à cidade, em 4 de julho de 1980.
Localizado no primeiro andar do edifício, o aposento tem 50 metros quadrados de área e possui banheiro privativo e uma pequena capela, de uso exclusivo do pontífice em suas orações diárias. Através das quatro janelas do dormitório, Bento XVI poderá avistar o pomar do seminário.
Correndo contra o tempo, uma equipe de 100 homens trabalha de segunda a sábado, desde novembro do ano passado, para terminar as obras do Seminário Bom Jesus, que hospedará Bento XVI e 35 pessoas de sua comitiva. Entretanto, a Comissão de Educação do Senado aprovou ontem a criação do feriado nacional em comemoração ao Dia de Frei Galvão.
A data será comemorada em 11 de maio deste ano – mesmo dia em que o Papa Bento XVI vai canonizar o frei franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão. O religioso será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo II em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.