23 de maio

Beatificação de Dom Romero deve reunir 250 mil fiéis

Celebração em El Salvador será presidida pelo Cardeal Angelo Amato e vai contar com a presença de pelo menos 12 Chefes de Estado

Da Redação, com Rádio Vaticano

Dom Oscar Romero, mártir salvadorenho que será beatificado em 23 de maio / Foto: Arquivo

Dom Oscar Romero, mártir salvadorenho que será beatificado em 23 de maio / Foto: Arquivo

A Igreja em San Salvador, capital de El Salvador, se prepara para a beatificação de Dom Oscar Arnolfo Galdámez Romero no próximo dia 23. Para a celebração, estão sendo esperadas pelo menos 250 mil pessoas na Praça das Américas e arredores.

A festividade litúrgica do primeiro beato salvadorenho continuará sendo em 24 de março, dia de seu assassinato em 1980. Havia dúvidas em relação à viabilidade de manter a data devido à sua sobreposição frequente com as celebrações da Semana Santa e da Páscoa.

Nesta segunda-feira, 18, em coletiva de imprensa no local da beatificação, os organizadores da cerimônia informaram que a Igreja concederá indulgência plenária aos peregrinos que participarem da beatificação e cumprirem com os demais requisitos para esta graça.

O vice-postulador da causa de beatificação de Dom Romero, Mons. Rafael Urrutia, disse que a Igreja salvadorenha está investigando mais de 500 outros possíveis casos de martírio para propô-los para canonização, incluindo o de padre Rutilio Grande, cuja causa já está em andamento.

Saiba mais sobre Dom Romero e a repercussão do reconhecimento oficial do seu martírio: 

A cerimônia

A cerimônia será transmitida em cadeia nacional de TV em El Salvador e por 14 emissoras internacionais. Ao longo de todas as avenidas que confluem na Praça das Américas, serão instalados telões para que os fiéis possam acompanhar a cerimônia.

Estão previstos detalhes comoventes: quando os dons eucarísticos serão levados ao altar, o ofertório incluirá um livro contendo os Acordos de Paz de El Salvador, que puseram fim à guerra civil de 1980 a 1992 no país centro-americano.

O Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, que presidirá a cerimônia, publicou o livro “Beato Oscar Romero”, o que demonstra a grande importância para a Igreja da beatificação de Dom Romero.

Público e infra-estrutura

Espera-se a participação de pelo menos 12 Chefes de Estado, além dos vice-presidentes de Cuba e Costa Rica. Aguardam-se delegações do Brasil, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Itália, México, Nicarágua, Uruguai e membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O governo assegurou um aparato de segurança com 45 mil pessoas entre grupos de socorro, bombeiros e corpos da polícia. No âmbito das atividades programadas, consta uma peregrinação até a Catedral Metropolitana, onde descansam os restos do arcebispo mártir.

No dia da beatificação, mais de 1.100 sacerdotes se prepararão para a cerimônia no Seminário San José de La Montaña e também irão até a Praça em procissão. O lugar teve significado especial na vida de Dom Romero porque boa parte de sua formação sacerdotal foi feita ali, onde também conheceu o sacerdote jesuíta Rutilio Grande, que se tornou um dos seus mais próximos amigos.

Padre Grande também foi assassinado, três anos antes que Romero, em 12 de março de 1977. Muitos asseguram que este crime causou uma importante mudança na vida de Dom Romero. Muitos de seus escritos realizados em décadas anteriores já relatavam sua preocupação com a injustiça social, sobretudo no interior do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo