Canção Nova na Itália

Bastidores da transmissão do Reconhecimento Pontifício em Roma

O Reconhecimento Pontifício da Canção Nova se aproxima. E os preparativos estão a todo vapor. É um momento histórico para a comunidade que tem como missão evangelizar através dos meios de comunicação. E, justamente as mídias que a Canção Nova dispõe, permitirão a transmissão de uma de suas maiores coberturas. A Casa de Missão da Canção Nova em Roma, que já cobriu eventos como o Grande Jubileu da Igreja, a morte de João Paulo II e o conclave que elegeu Bento XVI, prepara-se para trabalhar na cobertura do Aprovação dos Estatutos da obra fundada por Monsenhor Jonas Abib.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o membros da comunidade que vivem na Casa de Missão de Roma, falaram sobre os preparativos para este momento único para a Canção Nova.

Sérgio Coutinho, na comunidade há 10 anos, mora na Casa de Missão da Canção Nova de Roma falou que a unidade é um dos grandes aspectos desta cobertura e destacou o trabalho conjunto com as casas de Missão da comunidade no Brasil, na Europa e também na Terra Santa. "O que começou a acontecer já na Jornada Mundial da Juventude, em 2005. Agora, temos a realidade de alguns irmãos em Roma, na Terra Santa, na França e em Portugal".

Cerca de 60 missionários já estão envolvidos diretamente nesta cobertura que contará, inclusive, com novidades tecnológicas. "Monsenhor Jonas nos ensina que devemos suar todos os meios para evangelizar", ressalta Sérgio. O missionário explica que o evento contará com transmissão jornalística pela TV, reportagens, cobertura pela rádio, também com caráter jornalístico, a cobertura pela Web TVCN, em cinco línguas, português, inglês, espanhol, italiano e francês, e cobertura fotográfica, especialmente, no site criado para o Reconhecimento.

Paula Dizaró é membro da Canção Nova há 6 anos, também mora em Roma e será a responsável pela cobertura fotográfica. "Quero fazer meu trabalho com qualidade e profissionalismo. Não tinha experiência com foto e hoje, com a graça do carisma, busco aprender e aperfeiçoar meus conhecimentos", diz.

Três pessoas serão responsáveis pelas fotos que serão carregadas ao vivo e pela internet sem fio. Também será usada transmissão usando celular. "Há cerca de um mês estamos acertando os detalhes, acertando como enviaremos as fotos e quais ferramentas usaremos. É uma alegria trabalhar nesta transmissãoe levar toda a família Canção Nova a participar desta alegria", comemora Paula.

Responsável geral pela transmissão, na Canção Nova há xx anos, Marcos Joubert, mora na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Em poucos dias o missionário embarca para Roma. "É uma graça fazer algo que marca a historia da Canção Nova na Igreja. Acredito que vai ser uma grande transmissão. Estamos trabalhando com profissionalismo e mostrando que a Igreja católica tem competência de estar junto com as TVs de assinatura do mundo inteiro", fala.

Raphael Leal, na comunidade há 10 anos, reside no Brasil e também trabalhará em Roma, durante a transmissão. Responsável pelo jornalismo, Raphael diz que a equipe se empenhará para uma ampla cobertura, colhendo todos os fatos e entrevistas com autoridades. "Abordaremos a história da comunidade, a expectativa e a grande festa do 3 de novembro. Como missionário, destaca que será difícil conter a emoção: "Antes de ser jornalista, sou missionário e participante desta obra de evangelização".

Falando da logística do trabalho, Sérgio Coutinho explica que a produtora da Canção Nova em Roma terá lugar próxima ao centro da cidade: "Como nossa casa e nossa produtora aqui são afastadas e as atividades serão no centro, estaremos no Instituto Maria Bambina, que é, praticamente, na Sala de São Pedro. Ali vai ser o ponto de referência naqueles dias".

O membro da Comunidade Canção Nova assinalou que é um privilégio mostrar para o mundo a realidade da Canção Nova, porém, mais do que isso, apresentar para o mundo o que é um Reconhecimento Pontifício e o que é uma peregrinação nos lugares santos em Roma. “O mais importante é mostrar para este povo realidade de Igreja. Queremos mostrar que a sucessão apostólica que de Pedro veio a Bento e de Bento chegou até nós”, destacou.

Morte de João Paulo II

Sérgio falou sobre a cobertura da morte de João Paulo II, a maior transmissão da Canção Nova até hoje, e lembrou que quando o predecessor de Bento XVI foi eleito os meios de comunicação não divulgavam estas coisas: "Pudemos levar para todo o Brasil e para Europa, em língua portuguesa, a realidade da morte de um Santo Padre, o cerimoniário das exéquias, e, posteriormente, o conclave que elegeu o novo Papa, a famosa ‘fumaça branca’ que saiu da Capela Sistina, o primeiro ano do pontificado do novo Papa".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo