Solidariedade

“Barbearia do Papa” para sem-teto é inaugurada no Vaticano

De início, a barbearia funcionará às segundas-feiras e é assegurado por voluntários e estudantes de uma escola profissional de Roma

Da redação, com Agência Ecclesia

sem-teto-agencia

Alguns sem-abrigo pernoitaram junto a sala de imprensa da Santa Sé / Foto: Agência Ecclesia

Os sem-teto que dormem nos arredores da Praça de São Pedro, no Vaticano, têm a partir desta segunda-feira, 16, um serviço de barbearia com o apoio de voluntários.

O espaço foi inaugurado com a presença de uma dezena de homens e mulheres interessados e sob vigilância policial, destinada a evitar o recolhimento de imagens fotográficas e manter a privacidade dos beneficiados.

A barbearia encontra-se junto das três duchas que foram instaladas em novembro de 2013 e posteriormente renovados, por iniciativa do braço direito do Papa para este setor, o esmoleiro pontifício, Dom Konrad Krajewski.

Dom Konrad cita, em comunicado, que o trabalho foi feito com “grande sobriedade e dignidade”, oferecendo a máxima higiene e conforto aos sem-teto.

Em fase inicial, o serviço de barbearia está disponível às segundas-feiras e é assegurado por voluntários e estudantes do último ano de uma escola profissional de Roma.

Alguns sem abrigo que pernoitaram junto a sala de imprensa da Santa Sé foram o foco da atenção da imprensa na manhã desta segunda-feira, que ao longo dos últimos dias procurou testemunhos sobre a iniciativa do Papa Francisco.

Em dezembro passado, o Pontífice assinalou seu 78º aniversário com a oferta de sacos-camas para 400 sem-teto de Roma, através do arcebispo polonês, e semanas após, ofereceu guarda-chuvas para ajudar os que estão na rua a enfrentar o frio do inverno romano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo