A aeronave KC-390 Millennium levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária
Da redação, com Força Aérea Brasileira ( FAB)
Nesta segunda-feira, 7, um avião da Força Aérea Brasileira parte para a Ucrânia para resgatar brasileiros que deixam o país. Na ida, a aeronave leva 11, 6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu. A carga foi armazenada em plataformas usadas para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras, carregada no KC-390.
Operação Repatriação
A ação interministerial, intitulada Operação Repatriação, acontece de forma integrada entre as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.
O avião deve decolar para o país europeu da base aérea de Brasília( BSBR), às 15h.
Faz parte da carga enviada para a Varsóvia (capital polonesa) 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais; 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo; e 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde.
A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE. Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia.
Segundo o Chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus. “O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente, em segurança e sem óbices”, destacou.