Venezuela no escuro

Autoridades venezuelanas culpam ‘ataque’ por novo blecaute

Ataque deixou o principal aeroporto do país às escuras e diversos passageiros presos no local

Da redação, com Reuters

Mais um blecaute na Venezuela, atribuído a ‘ataques’, segundo as autoridades do país / Foto: Reprodução Reuters

A Venezuela culpou um “ataque” pela pane no sistema elétrico pelo blecaute nesta segunda-feira, 25, o segundo a atingir o país e que deixou o principal aeroporto na escuridão e os passageiros presos no local.

A maior parte da capital Caracas e outros doze estados ficaram sem energia no início da tarde, fato similar ao que aconteceu no início deste mês, a pior da história do país.

O serviço, porém, foi restabelecido horas mais tarde. O Ministro da Informação, Jorge Rodriguez, disse, numa transmissão pela tevê, que o serviço estava sendo “restabelecido progressivamente”. No início da tarde desta terça-feira, 26, a distribuição de energia novamente parou e deixou parte do país na escuridão.

Crise política

Este blecaute atinge a Venezuela que já vive uma crise política profunda, após o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, invocar a constituição para assumir interinamente a presidência do país em janeiro, alegando que a reeleição de Nicolás Maduro, em janeiro, foi ilegítima.

Guaidó foi reconhecido como líder legítimo da Venezuela pela maioria dos países ocidentais, incluindo os Estados Unidos. Maduro, um socialista que assumiu o cargo em 2013 e que tem o apoio da Rússia e da China, diz que Guaidó não passa de um fantoche dos Estados Unidos tentando liderar um golpe contra ele.

O blecaute desta segunda-feira, 25, ocorreu menos de duas semanas após o serviço de energia ter sido restaurado, quando um apagão prolongado teve início em 7 de março. Maduro culpou a paralisação na distribuição de energia a um “ataque cibernético” levado a cabo pelos Estados Unidos, mas especialistas locais disseram que tinha mais a ver com anos de pouco investimento e falta de manutenção.

Embora apagões sejam comuns na Venezuela há muito tempo, sua crescente frequência e gravidade aumentam o desespero dos venezuelanos, que já vivem sob uma economia hiperinflacionada e seis anos consecutivos de contração econômica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo