window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Haiti

Autoridades haitianas começam a planejar reconstrução do país

O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, e outras autoridades começam a planejar nesta segunda-feira, 25, formas de passar da ajuda humanitária imediata para a reconstrução de longo prazo do país caribenho, devastado por um terremoto que matou até 200 mil pessoas neste mês.

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, o chanceler Celso Amorim e o francês, Bernard Kouchner, e outros irão examinar um provável perdão da dívida haitiana e uma estratégia de reconstrução do país mais pobre das Américas.

"Estamos todos vendo a terrível situação no nosso país, e a tarefa à sua frente é inimaginável", disse Harper a Bellerive em Ottawa no domingo à tarde. A conferência de segunda-feira, em Montreal, vai durar o dia inteiro.

"Então vocês não estão sozinhos. Estaremos trabalhando juntos na conferência amanhã e nas próximas semanas, meses e anos para reconstruir o seu país."

Bellerive está sob forte pressão no Haiti para acelerar o auxílio imediato, e admitiu a frustração popular, já que muita gente perdeu casa, parentes e todos os bens.

"Estou extremamente impressionado como primeiro-ministro pela resistência do povo. Você ouve falar muito da violência, mas isso não é verdade no Haiti", disse Harper. "As pessoas estão esperando com bastante frustração, claramente, mas com bastante paciência."

O chanceler canadense, Lawrence Cannon, disse a jornalistas que deve ser discutido um perdão à dívida haitiana, estimada por grupos humanitários em pouco mais de 1 bilhão de dólares.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre o terremoto

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo