AJUDA

Autoridades chinesas relocam 1,4 milhão após fortes chuvas

Nesta, que já é considerada a pior inundação vivida pelos chineses em 140 anos, mais de 800 cidades foram atingidas e as autoridades precisaram remanejar diversos moradores para áreas seguras

Da redação, com Reuters

As chuvas torrenciais seguirão pelos próximos dias na China / Foto: Reprodução Reuters

A província de Hebei, no norte da China, evacuou mais de 1,54 milhão de pessoas até as 8h desta sexta-feira, 4, devido às fortes chuvas nos dias anteriores, informaram as autoridades chinesas. Em meio ao impacto do tufão Doksuri, chuvas torrenciais atingiram a maior parte de Hebei desde 27 de julho.

Na tarde de sexta-feira, fortes chuvas atingiram cidades, incluindo a capital da província de Shijiazhuang, Qinhuangdao e Chengde, na região nordeste.

“As cidades de Shijiazhuang, Qinhuangdao e Chengde estão entre as que mais sofreram com a preciptação excessiva. A estação Xiushui Park, no distrito de Xinhua em Shijiazhaung, registrou a precipitação máxima de 101,3 mm, que pode ser definida como chuva forte”, disse He Lihua, meteorologista-chefe do Observatório Meteorológico Provincial de Hebei.

Um total de 883 cidades e distritos em 98 regiões de condado de Hebei foram atingidos por inundações provocadas pela chuva, afetando mais de 2,22 milhões de pessoas.

“A estrada foi destruída. Não há eletricidade porque os postes foram quebrados por torrentes”, disse Zheng Jianjun, morador do condado de Laishui.

Os trabalhadores estão correndo para reparar as estradas e pontes danificadas, restaurar o fornecimento de energia e água, bem como os serviços de comunicação.

O departamento meteorológico da província de Hebei emitiu o segundo alerta de nível mais alto para desastres geológicos, incluindo deslizamentos de terra em vários condados da cidade de Baoding.

Chuvas torrenciais são esperadas nos próximos dias em várias áreas de Hebei. Até as 8h de sexta-feira, Hebei havia despachado 3.385 grupos de trabalho e mobilizado materiais no valor de 150 milhões de yuans (cerca de 21 milhões de dólares) para ajudar nos esforços de resgate e socorro.

Até agora, mais de 300 equipes profissionais de resgate de emergência e 6.913 pessoas participaram do trabalho de resgate no local em Zhuozhou, uma das áreas mais afetadas em Hebei. As cidades de Langfang, Hengshui e Baoding em Hebei mantiveram uma resposta de emergência de Nível I para prevenção de enchentes e tufões.

A China tem um sistema de resposta a emergências de controle de enchentes de quatro níveis, sendo o Nível I o mais severo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo