Violência

Atirador deixa três mortos em Liege, na Bélgica

Autoridades do país tratam o incidente como possível ato terrorista

Da redação, com Reuters

Um atirador tirou a vida de dois policiais e de um civil na cidade de Liege, na Bélgica. O crime, que está sendo investigado como ato terrorista pelas autoridades belgas, aconteceu na manhã desta terça-feira, 29.

De acordo com procuradores, o homem atacou dois policiais a facadas e atirou neles. Em seguida, atirou em um jovem que estava dentro de um carro. O criminoso foi morto em um tiroteio que aconteceu logo em seguida e que deixou vários policiais feridos.

A identidade do criminoso ainda não foi revelada. Sabe-se, porém, que ele tinha 36 anos e estava sob liberdade condicional, segundo informações do canal estatal belga RTBF. Ele cumpria pena por uso de drogas e era classificado como “instável”.

Segundo o periódico La Libre Belgique, o criminoso teria gritado, no momento do crime, as seguintes palavras de ordem: “Allahu Akbar”, que, em árabe, significa “Deus é grande”. A emissora RTBF disse que as autoridades investigam se ele poderia ter se convertido ao islamismo e radicalizado durante o tempo em que esteve na prisão.

Liege, a maior cidade da região da Valônia, cujos moradores falam francês, foi palco de um tiroteio em massa em 2011, quando um atirador matou quatro pessoas e feriu mais de 100 pessoas antes de se matar.

A Bélgica está em alerta máximo desde que uma célula do Estado Islâmico, sediada em Bruxelas, esteve envolvida em ataques a Paris em 2015, que mataram 130 pessoas, e em Bruxelas, em 2016, em que 32 pessoas morreram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo