Explosão

Nova Iorque sofre tentativa de ataque terrorista

Suspeito do ataque foi identificado como Akayed Ullah, que está entre os feridos

Da redação, com ANSA

Vista aérea da cena do incidente, com veículos da polícia e de emergência /Foto: Reprodução Reuters

Na manhã desta segunda-feira, 11, uma explosão na passarela subterrânea da estação rodoviária de Port Authority — o maior terminal rodoviário do mundo —, localizado em Nova York, Estados Unidos, deixou quatro pessoas feridas. Autoridades locais confirmaram que o ocorrido foi uma “tentativa de atentado terrorista” e o suspeito foi identificado como Akayed Ullah. 

A estação, que fica próxima a Times Square — um dos maiores pontos turísticos de Nova York — e da sede do jornal The New York Times, teve os serviços interrompidos e a área isolada durante o período de socorro às vítimas e apuração da explosão. Segundo o chefe da polícia de Nova York, James O’Neill, Ullah teria acoplado um explosivo — improvisado de baixa tecnologia — ao corpo, mas a bomba teria detonado antes da hora prevista, frustrando o ataque.

Leia também
.: Representante vaticano na Onu pede mais empenho contra terrorismo
.: Oração do rosário é arma na luta contra o terrorismo, diz bispo

“Somos um alvo internacional. Devemos seguir adiante, todos juntos”, disse o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo. Em declaração, Cuomo pontuou também a facilidade que a internet trouxe de qualquer pessoa, com acesso, aprender a fabricar bombas e realizar ataques. Bill de Blasio, prefeito de Nova York, afirmou também acreditar que Nova York é alvo, e destacou a promoção da liberdade e da democracia como um dos motivos para os terroristas se aproximarem da cidade. “Felizmente, o ato falhou (…), o terrorismo não vai vencer”, concluiu Blasio.

As autoridades de Nova York descartaram novas ameaças na cidade, mas informaram que a segurança será reforçada hoje. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi informado da explosão, de acordo com a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo