Associação Brasileira de Nutrologia explica a eficiência do filtro de barro

Em muitos lares brasileiros, o filtro de barro é um item utilizado. Isso acontece, principalmente, onde a qualidade da água preocupa. A Associação Brasileira de Nutrologia tem uma explicação para a eficiência do produto.

Reportagem de Nathália Cassiano e Tiago Gualberto

O filtro de barro surgiu no Brasil no início do século XX com a chegada de migrantes europeus. Foram eles que trouxeram velas de cerâmica para filtrar água. Costume muito comum nas famílias, especialmente na casa dos avós. 

Rosimeri mora na capital paulista e até hoje bebe água do filtro de cerâmica. “Água é fresquinha, tem aquele gostinho gostoso de barro também. E você pega aqueles copinhos também de ferro, você coloca junto assim, gente, a água sai geladinha, super fresquinha. Muito bom”, contou a auxiliar de limpeza, Rosemary de Souza. 

Esta loja de filtros da capital paulista está no mercado desde a década de 60. “Ele é um filtro muito eficiente no sentido da filtragem ser muito lenta, gota a gota. A vela triplação hoje a melhor do mercado, é uma vela que vai filtrar e descontaminar e por um custo de manutenção mais acessível”, analisou a diretora comercial, Maria Valéria Rodrigues Gaba.

Segundo estudos mais recentes feitos por cientistas norte-americanos e publicados no livro The Drinking Water Book, que fala sobre a importância da água potável, o filtro de barro combate em 95% a presença de chumbo e 99% parasitas que podem causar diarreia e infecções intestinais. 

O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr.Durval, explica os fatores que contribuem para essa eficiência. “Com a junção desse carvão ativado com essa prata coloidal efetivamente retém microrganismos e outros e outros resíduos que eventualmente tenha numa água que possa ser contaminada e com isso reduz, evidentemente, a possibilidade do desenvolvimento de infecções gastrointestinais”, relatou o presidente ABRAN, Durval Ribas Filho.

Os filtros de cerâmica são úteis principalmente em lugares onde a qualidade da água é uma preocupação. Eles são uma ótima opção, desde que a manutenção seja feita sempre de maneira correta. Uma vez por mês você limpar o filtro efetivamente com água limpa, e principalmente a cada 6 meses trocar as velas filtrantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo