Durante sua visita ao Brasil (09 a 13 de maio), o Papa Bento XVI, contará com uma retarguarda médica composta por apoio móvel terrestre (UTI móvel), aéreo (Helicóptero UTI) e quatro hospitais de referência.
Três hospitais ficam na capital paulista – o Hospital Santa Catarina, da Associação Congregação de Santa Catarina; o Hospital São José, que integra o Complexo Hospitalar da Beneficência Portuguesa e o Instituto do Coração – INCOR, integrante do complexo HC/FMUSP.
Já no interior do estado, o Hospital Regional do Vale do Paraíba, sob a administração da Sociedade Assistencial Bandeirantes (Organização Social Filantrópica), será a referência para o eventual atendimento hospitalar ao Papa e sua comitiva, que contará com um equipe de aproximadamente 60 profissionais exclusivamente para a retaguarda de atendimento ao Papa e sua comitiva.
Com uma equipe de 140 profissionais, o hospital também ficará responsável pelo atendimento de média e alta complexidade aos romeiros, durante a visita do Santo Padre ao Brasil.