António Guterres, secretário-geral da ONU, falou sobre os desafios que o mundo enfrenta na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque
Da redação, com ONU
Teve início nesta terça-feira, 25, a 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. O secretário-geral da ONU, António Guterres, em seu discurso, pediu que as nações reparem a confiança e revigorem o espírito do multilateralismo.
“Como guardiões do bem comum, também temos o dever de promover e apoiar um sistema multilateral reformado, revigorado e fortalecido”, disse o secretário-geral da ONU, dirigindo-se ao encontro anual dos líderes mundiais na sede das Nações Unidas.
Leia mais
.: Temer abre Assembleia Geral da ONU e participa de jantar com Trump
O presidente brasileiro, Michel Temer, abriu o debate geral da Assembleia. Para Temer, o diálogo e a solidariedade estão na origem do Pacto Global sobre Migração, já aprovado e cujo objetivo é gerenciar melhor o trânsito internacional, enfrentar seus desafios, fortalecer os direitos dos migrantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
“Agora, cabe-nos concluir as negociações do Pacto Global sobre Refugiados. Na América do Sul, estamos em meio a uma onda migratória de grandes proporções. Estima-se que mais de 1 milhão de venezuelanos já deixaram seu país em busca de novas condições de vida”, disse Temer.
São mais de 190 países sendo representados por chefes de estado e governos. A reunião acontece até o dia 1º de outubro.