Partida

Morre Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU e prêmio Nobel da Paz

Annan comandou a ONU de 1997 a 2006; os detalhes de sua morte não foram divulgados pela família

Da redação, com Ansa

Kofi Annan morreu neste sábado, 18, aos 80 anos / Foto: Arquivo Agência Brasil

Kofi Annan, o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, morreu neste sábado, 18, aos 80 anos, em Berna, na Suíça.

De acordo com a fundação Kofi Annan, o ganense “faleceu pacificamente” em um hospital depois de uma “breve doença”. A causa da morte, porém, não foi divulgada. Os detalhes sobre seu funeral ainda estão sendo organizados.

“É com imensa tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-Secretário Geral das Nações Unidas e Prêmio Nobel da Paz, faleceu pacificamente neste sábado, 18, após uma breve doença. Sua esposa Nane e seus filhos Ama, Kojo e Nina estavam ao seu lado durante seus últimos dias”, diz o comunicado publicado nas redes sociais.

Annan trabalhou dois mandatos como secretário-geral da ONU (1997 a 2006) e recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho humanitário e por seus esforços. Logo depois, serviu como enviado especial da ONU para a Síria, liderando os esforços para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

No comunicado, a Fundação descreveu Annan como um homem “comprometido que lutou ao longo de sua vida por um mundo mais justo e mais pacífico”.

“Onde quer que houvesse sofrimento ou necessidade, ele estendeu a mão e tocou muitas pessoas com sua profunda compaixão e empatia. Ele desinteressadamente colocou os outros em primeiro lugar, irradiando bondade genuína, calor e brilho em tudo o que ele fez”, diz o texto.

O atual secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, escolhido por Annan para comandar a agência de refugiados da organização, disse o que ele representava para as Nações Unidas. “De muitas maneiras, Kofi Annan era as Nações Unidas. Ele subiu nas hierarquias para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação “.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo