Oficial

Ariel Henry toma posse como primeiro-ministro do Haiti

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira, 21, na capital do país, Porto Príncipe

Da redação, com Reuters

Novo primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry /Foto: Reprodução Reuters

Nesta terça-feira, 21, o governo do Haiti nomeou formalmente Ariel Henry como primeiro-ministro. A nomeação ocorreu quase duas semanas depois que o presidente Jovenel Moise foi assassinado.

Henry assumiu o papel de líder da nação mais pobre do Hemisfério Ocidental. A cerimônia aconteceu na capital do país, Porto Príncipe.

Em seu discurso inaugural, o novo primeiro-ministro fez um minuto de silêncio pelo presidente assassinado.

Situação do Haiti

Atualmente o Haiti vive um caos liderado por gangues violentas. Henry disse que deseja criar condições para que o maior número pessoas vote nas eleições, atualmente marcadas para setembro.

O primeiro-ministro pediu apoio internacional contínuo para o governo, que recebeu bilhões em ajuda desde um terremoto devastador em 2010.

O ex-primeiro-ministro Claude Joseph disse que a nomeação de Henry se destinava a facilitar as eleições, que foram realizadas pela última vez em 2016. Ele também alertou para uma tarefa difícil pela frente.

Leia também
.: Haiti: Papa condena violência como meio de resolver crises e conflitos

Henry e Joseph enfatizaram que o governo precisava restaurar a ordem e a segurança, bem como trabalhar para fortalecer uma economia destruída pelo crime e pela pandemia do coronavírus.

Funeral

Na mesma data da cerimônia foi iniciado o funeral de Moise. O presidente foi morto no dia 7 de julho, no meio da noite, em sua residência particular em Porto Príncipe.

A autoria do crime é de um grupo de mais de 20 mercenários, a maioria colombianos.

O próprio chefe de segurança do líder e alguns policiais haitianos foram presos sob suspeita de envolvimento no assassinato do presidente.

Henry, um neurocirurgião de 71 anos, foi escolhido por Moise para ser o novo primeiro-ministro poucos dias antes de ser assassinado, mas não foi formalmente juramentado para o cargo.

A esposa de Moise, Marine Moise, que também foi baleada, voltou ao Haiti no fim de semana após recuperação em hospital em Miami.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo