Coletiva de imprensa

Arcebispo analisa resultados do Encontro das Famílias em Milão

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, apresentou na manhã desta segunda-feira, 4, uma conferência que analisou os resultados do Encontro Mundial das Famílias em maio de 2012 em Milão, na Itália.

O arcebispo recordou que este evento demonstrou a força vital que as famílias representam na Igreja e na sociedade. “Há muitos problemas relacionados com o matrimônio e a família, mas não devemos esquecer que a família segue sendo o ‘recurso’ fundamental de nossa sociedade”, disse.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Encontro Mundial das Famílias em Milão

Ele ressaltou ainda que a Igreja preocupa-se com as crises pelas quais passam o matrimônio e a família, porque está consciente de que ambos são uma boa notícia, um Evangelho para homens e mulheres de hoje.

E tendo em vista a dimensão profunda que tem a família, Dom Vincenzo destacou a necessidade de uma atenta reflexão cultural e uma defesa mais vigorosa da família, para colocá-la no centro da política, da economia, da cultura. “Seja em diferentes países, em diferentes organizações internacionais, e envolvendo também crentes de outras tradições religiosas e pessoas de boa vontade. É uma fronteira que toca as próprias bases da sociedade humana”.

Especificamente sobre a atuação do Pontifício Conselho para a Família, o arcebispo disse que há um grande trabalho a ser feito no plano cultural, que refere-se a restaurar o valor de uma cultura da família.  

“Cuidar da família não significa restringir-se a um segmento da vida ou da sociedade: hoje significa ampliar os horizontes mais além de si mesmo e decidir participar da construção de uma sociedade que seja ‘família’ em si mesma, pronta para acomodar ‘a família’ dos povos e das nações”.

O prelado concluiu ilustrando as iniciativas que, ao longo deste ano e até o próximo encontro das famílias na Filadélfia (EUA), o Pontifício Conselho colocará em vigor. Entre tais medidas, ele destacou a apresentação da Carta dos Direitos da Família, elaborada há 30 anos por este dicastério.

Em abril, por exemplo, terá início uma série de seminários intitulados “Diálogos para a família”, nos quais especialistas de diferentes áreas abordarão questões relativas aos principais desafios relacionados com família e matrimônio. Em Roma, no final de junho, haverá um congresso internacional de advogados católicos, centrado nos direitos da família e, por último, em outubro, a assembleia plenária do Pontifício Conselho se concentrará na Carta dos Direitos da Família. Nos dias 26 e 27 deste mesmo mês, por ocasião do Ano da Fé, haverá uma peregrinação das famílias ao túmulo de São Pedro, sendo dois dias de oração e comunhão com o Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo